terça-feira, março 17, 2009

Aviação: o outro lado das "low-cost"... (I)

Há sempre o outro lado em tudo, o reverso de uma medalha que pode ser de ouro de um lado, mas que ninguém impede que do outro seja de latão, do mais reles que exista. No caso das "low cost", as coisas funcionam com base em regras rígidas de obtenção de lucro, mesmo em conjunturas de crise, pelo que não admitem sentimentalismos nem o aventureirismo de investimentos de risco. Um aviso para aqueles que julgam que as "low cost" são uma espécie de "paraíso" no mundo da aviação comercial. Hoje ficamos a saber (li aqui) que "a low cost Ryanair vai cancelar a rota Dublin-Porto, no âmbito de mais um corte de capacidade no aeroporto da capital irlandesa, face à queda do tráfego que diz ser consequência da introdução de uma taxa de turismo de dez euros e outras subidas de encargos estatais, noticiou o “Presstur”.A Ryanair, que ainda recentemente divulgou um convite aos clientes para sugerirem a nova “taxa” a cobrar-lhes e que foi notícia em toda a imprensa por levantar a hipótese de passar a cobrar pela utilização dos lavabos nos aviões, insurge-se ainda contra a decisão da Irish Aviation Autority (IAA) de, no Verão, aumentar em 12%, ou “mais de 12 vezes a taxa de inflação”, os encargos de navegação aérea.“É mais um prego no caixão do turismo irlandês”, acusa o CEO da low cost, Michael O’Leary, que considera que o aumento é “impossível de justificar”.O’Leary também comenta que nos últimos três meses o tráfego em Dublin caiu 12%, dizendo que isso significou menos meio milhão de passageiros e prognostica uma queda mais acentuada a partir de Abril quando começar a ser aplicada a taxa de dez euros sobre os passageiros e entrarem em vigor os aumentos da IAA.“Quando os Governos e os aeroportos por toda a Europa estão a reduzir custos para estimular o turismo, o Governo irlandês está a aumentar custos e a introduzir taxas que só pode prejudicar o turismo”, acusa Michael O’Leary.A informação da Ryanair diz que a companhia vai cancelar quatro rotas a partir de Julho, designadamente de e para Porto, Basileia, Doncaster e Teesside, bem como reduzir a frequência de voos em outras oito: Aberdeen, Biarritz, Billund, Bournemouth, Carcassonne, East Midlands, Málaga e Roma (Ciampino)".

Sem comentários: