O projecto Capitais Europeias da Cultura teve início em 1985 e tem por objectivos valorizar a riqueza e a diversidade das culturas europeias, e contribuir para um maior conhecimento mútuo dos cidadãos europeus. Este ano, as Capitais Europeias da Cultura são Linz, a terceira maior cidade austríaca, e Vilnius, capital da Lituânia.

Linz é a terceira maior cidade austríaca. Situada nas margens do Danúbio, mais de metade da cidade é composta por zonas verdes, parques, colinas e prados. Caracterizada por uma economia próspera, Linz tem mais postos de trabalho do que habitantes.
Vilnius

A capital da Lituânia, Vilnius, tem menos de 600.000 habitantes e celebra este ano o seu milénio. As florestas ocupam aproximadamente 30% da área da cidade e as 40 igrejas transformadas em armazéns e museus pelo regime comunista voltaram a ter a sua função inicial. A cidade é atravessada pelos rios Neris e Vilnele. A "Užupis Republic" é uma "República" dentro da cidade, habitada por artistas, que festejam a sua independência no dia 1 de Abril.
***
Se pretender ficar a conhecer mais sobre as Capitais Europeias da Cultura, fique a saber que a "Capital Europeia da Cultura contribui para promover a riqueza, a diversidade e o património cultural europeu. Permite também um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia" (aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário