No novo portal da Entidade da Transparência, a informação do registo de interesses e as atividades dos políticos passa a estar disponível, mas há uma parte dessa informação cujo acesso terá que ser solicitado para poder ser acedido: os rendimentos e o património, explica o “JN”. Qualquer cidadão vai poder consultar os dados sobre os rendimentos e o património dos políticos em Portugal através da nova plataforma online da Entidade da Transparência mas essa informação só estará disponível mediante pedido, de acordo com informação avançada esta segunda-feira pelo “JN”.
Explica o diário que estão a ser feito “todos os esforços” para que o site esteja a funcionar antes das eleições legislativas, sendo que o mesmo irá abranger as declarações de rendimentos e património dos políticos e titulares de altos cargos públicos.
Ouvida pelo “JN”, Margarida Mano, líder da Associação Transparência e Integridade, deposita a esperança de que este portal tenha um “grande potencial para melhorar o escrutínio” mas terão que ser cumpridos dois requisitos: que tenha uma política de dados aberta e que se articule com outras plataformas. Assim, a informação do registo de interesses e as atividades dos políticos passa a estar disponível na internet, mas há uma parte dessa informação cujo acesso terá que ser solicitado para poder ser acedido: os rendimentos e o património (Jornal Económico, texto do jornalista José Carlos Lourinho)
Sem comentários:
Enviar um comentário