sábado, dezembro 05, 2020

O ‘eixo da evasão fiscal’: 4 países são responsáveis ​​por 55% de todas as perdas fiscais no mundo

 


Governos de todo o mundo perdem cerca de 360 mil milhões de euros por ano em impostos que deveriam ter recolhido ao tributar os lucros empresariais e a riqueza gerada nas suas jurisdições. O valor supera o total do PIB português ou finlandês e os culpados por estas perdas contam-se pelos dedos de uma mão, mostra o último relatório da Tax Justice Network (TJN).

Segundo o documento, citado pelo ‘elEconomista’, do total de perdas, cerca de 205 mil milhões de euros ficam pelo caminho porque as multinacionais transferem os seus lucros para paraísos fiscais com o objetivo de esconder os ganhos que efetivamente auferiram nos países em que operam e, portanto, pagam menos impostos do que deveriam.

A esse montante, devem ser adicionados mais 152 mil milhões que se perdem porque os milionários com grandes fortunas escondem bens e rendimentos não declarados no estrangeiro, fora do âmbito da lei, revela o TJN.

No que diz respeito aos lucros das empresas, segundo o TJN, há quatro países que, são responsáveis por mais de metade (55%) dos abusos fiscais a nível mundial: Reino Unido, Holanda, Luxemburgo e Suíça, o que fez com que este grupo fosse classificado como o «eixo da evasão fiscal».

O TJN revela que mais de 548 mil milhões de euros em lucros empresariais são transferidos para o «eixo da evasão fiscal» todos os anos, custando ao mundo cerca de 100 mil milhões em impostos perdidos por abuso fiscal. O «eixo da evasão fiscal» é responsável por 47% dos 205 mil milhões de dólares perdidos na arrecadação de impostos.

No entanto, se os prejuízos fiscais com a evasão fiscal privada forem incluídos, o «eixo da evasão fiscal» passa a ser responsável por 55% de todos os prejuízos fiscais sofridos pelos países ao redor do mundo, custando ao todo quase 198 mil milhões de euros em impostos perdido todos os anos (Executive Digest, texto da jornalista  Simone Silva)

Sem comentários: