quarta-feira, fevereiro 05, 2025

Sondagem: portugueses sabem quem é Luís Montenegro, mas desconhecem o nome da maior parte dos ministros

Apesar de 85% das pessoas terem acertado no nome do primeiro-ministro, apenas 28% sabem quem é a segunda figura do Executivo com maior notoriedade, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Nuno Melo, na Defesa, é o terceiro mais conhecido, com 19%. A maioria dos portugueses sabe quem é Luís Montenegro, mas desconhece o nome de grande parte dos ministros que governam o país há quase um ano, segundo a mais recente sondagem da Pitagórica para a CNN Portugal. Apesar de 85% das pessoas terem acertado no nome do primeiro-ministro, apenas 28% sabem quem é a segunda figura do Executivo com maior notoriedade, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Nuno Melo, na Defesa, é o terceiro mais conhecido, com 19%. Em quarto lugar está a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, também com 19%, e depois a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, com 14%. A fechar a lista de ministros com direito a dois dígitos de notoriedade está o ministro das Finanças, Miranda Sarmento, com 12% de respostas certas.

Seguem-se entre os menos conhecidos Miguel Pinto Luz nas Infraestruturas e Habitação (9%), Leitão Amaro na Presidência (8%) e o ministro da Educação, Fernando Alexandre (7%). A reduzida notoriedade do elenco governativo prossegue com Margarida Blasco (6%) na Administração Interna, Pedro Duarte nos Assuntos Parlamentares (5%), Pedro Reis na Economia (5%), José Manuel Fernandes na Agricultura (5%), Margarida Balseiro Lopes na Juventude (4%), Maria da Graça Carvalho no Ambiente (3%), Dalila Rodrigues na Cultura (3%) e, no fim da lista, Manuel Castro Almeida na Coesão Territorial (2%) e Maria do Rosário Palma Ramalho (também com 2%), ministra de uma pasta com impacto na sociedade como é o Trabalho, a Solidariedade e a Segurança Social.

Mas uma coisa é a notoriedade, que às vezes até pode surgir pelas piores razões, outra é o desempenho. Questionados sobre a comparação destes ministros com os do anterior Governo, as notícias melhoram. No topo da lista está o ministro da Educação, com 21 pontos percentuais de saldo positivo, segue-se o ministro das Finanças (15%), a ministra da Justiça (15%) e a ministra da Juventude (13%). Apenas duas ministras tiveram classificação pior quando comparadas com o anterior Governo, são elas Dalila Rodrigues na Cultura (-1%) e Ana Paula Martins na Saúde, com 11 pontos percentuais negativos. Questionados se mantinham ou substituíam os atuais ministros, os portugueses deram luz verde ao atual elenco, com praticamente todos os governantes no verde e com um saldo bastante positivo. A exceção é a ministra da Saúde, com uma taxa negativa de aprovação (-7%).

FICHA TÉCNICA

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN e O Jogo, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a atualidade do país. O trabalho de campo decorreu entre os dias 21 e 26 de janeiro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores Portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. Foram realizadas 612 tentativas de contacto, para alcançarmos 400 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 65,36%. As 400 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 5,0% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online (Jornal de Notícias, texto do jornalista Rafael Barbosa)

Sem comentários: