quarta-feira, abril 22, 2020

Há dois tipos de coronavírus a correr o Mundo: 70% dos infectados apanhou o pior


Um estudo elaborado por cientistas chineses indica que o novo coronavírus se dividiu em dois tipos desde o início do surto em Dezembro. Ao todo, pelo menos 93 mil pessoas de vários pontos do planeta foram infectadas pelo vírus e perto de 3200 morreram. Há ainda 50 mil a recuperar da doença. Segundo o estudo, citado pelo Daily Mail, 70% das pessoas foram infectadas pelo pior e mais agressivo destes dois tipos. No entanto, parecem existir boas notícias: a estirpe que deixa os cidadãos mais doentes não se tem propagado tanto desde o início de Janeiro. Investigadores da Peking University e Sanghai University sublinham que uma estirpe mais antiga e moderada se está a tornar mais comum. Apelidada de S, apresenta sintomas mais ligeiros e, por isso mesmo, poderá ser mais difícil identificar os cidadãos infectados. É também essa a explicação para a sua sobrevivência mais longa face ao tipo mais agressivo. A estirpe L, como é designada pelos cientistas, terá sido controladamente mais rapidamente precisamente por provocar sintomas mais óbvios e graves. As pessoas afectadas com este tipo de COVID-19 foram rapidamente internadas e isoladas, contribuindo para a contenção da estirpe.
Embora haja um lado positivo a registar, também importa alertar para o facto de que pessoas que já tenham recuperado do tipo L poderão voltar a ser infectadas pelo tipo S.
O estudo indica ainda que tem por base uma análise relativamente pequena, de apenas 103 amostras. É preciso, por isso, mais investigação para conhecer melhor as características das diferentes mutações do COVID-19 (Executive Digest)

Sem comentários: