quarta-feira, abril 01, 2020

DGS admite 9.500 infetados em reunião com elite

A Direção-Geral da Saúde (DGS) admitiu esta terça-feira, durante uma sessão técnica, na sede do Infarmed, onde estiveram o Presidente da República, o primeiro-ministro, epidemiologistas, líderes partidários, parceiros sociais e conselheiros de Estado, que há mais três mil infectados por diagnosticar. A notícia é avançada pelo “Observador”, que cita fonte partidária. «Ninguém faz ideia do que pode acontecer a seguir», disse a mesma fonte, resumindo que reina a incerteza entre especialistas, médicos e elite política. O pico da pandemia em Portugal «pode até já ter acontecido», terão dito os peritos a Marcelo Rebelo de Sousa, ou pode ser no final de Maio/início de Junho. Neste momento, ninguém sabe. «[Os peritos] estão com vontade de mostrar alguma esperança, mas estão muito cautelosos ao mesmo tempo», faz ainda notar.

Ao que o “Observador” apurou, os especialistas da DGS foram os primeiros a pedir cautela na análise da curva e admitiram mesmo que o número real de infectados em Portugal pode ser «superior a 9.500», em vez dos estimados cerca de seis mil – que eram os números conhecidos oficialmente a essa hora -, porque há uma decalage entre o aparecimento de sintomas numa pessoa e a realização do teste a essa mesma pessoa. Ou seja, há um atraso entre os números que são publicados nos boletins diários da DGS, que são os números reais de casos diagnosticados (e que agora remetem apenas para os dados do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), e os eventuais casos reais de infecção que possam ainda não ter sido diagnosticados.
Esta foi, segundo o jornal, uma das novidades transmitidas pela equipa de epidemiologistas na reunião desta terça-feira, que antecedeu a decisão do Presidente da República de prolongar o estado de emergência nacional. A decisão será tomada esta quarta-feira, consultado o primeiro-ministro, que irá reunir o Conselho de Ministros, mas só será anunciada na quinta-feira, bem como o o reforço ou não das medidas restritivas para evitar a propagação do vírus (Executive Digest)

Sem comentários: