quarta-feira, novembro 11, 2015

Preparação do orçamento da Madeira marcada por dúvidas sobre situação do país

A situação política nacional marcou hoje as reuniões do secretário regional das Finanças e da Administração Pública com deputado independente (e ex-deputado do PND) e dirigentes do PTP e do BE no âmbito da preparação do Orçamento Regional para 2016.
O secretário das Finanças e da Administração Pública da Madeira, Rui Gonçalves, iniciou hoje um ciclo de audiências com os representantes dos partidos com assento na Assembleia Legislativa da região, visando a elaboração do Orçamento Regional para 2016.
Rui Gonçalves reuniu com o deputado independente [ex-PND, partido que foi extinto pelo Tribunal Constitucional], Gil Canha, tendo-se-lhe seguido o presidente do PTP, José Manuel Coelho, e o coordenador regional do BE-Madeira, Roberto Almada.
À saída da audiência, Gil Canha manifestou a sua preocupação quanto a eventuais reflexos na Madeira da situação política nacional.
"Eles [Governo Regional] estão a fazer um orçamento que, depois, pode vir a ser subvertido pela situação política em Portugal", disse, reconhecendo ser "difícil fazer um orçamento nestas condições. Há muita incerteza".
O presidente do PTP, José Manuel Coelho, revelou, por seu lado, que o Governo Regional "não tem coragem para mexer em certos privilégios" e não vai alterar a sua política" apesar do Plano de Ajustamento Económico Financeiro (PAEF) acabar a 31 de Dezembro.
"A partir de 31 de Dezembro de 2015, a região está livre para baixar os impostos mas o secretário não está para aí virado, está à espera da República", disse, adiantando que o Governo Regional "até já fala num orçamento rectificativo".
"Está numa incerteza, vai ver o que o que acontece em Lisboa para depois tomar medidas", criticou. O coordenador regional do BE, Roberto Almada, revelou que o secretário lhe transmitiu "incerteza relativamente ao futuro" face aos constrangimentos financeiros da região.
"Mas nós reafirmamos que um Governo que se quer social tem que libertar recursos financeiros para acudir às pessoas", disse, acrescentando que o BE está, a nível nacional, a "convergir com outros" para haver um Governo no país que responda à emergência social. Na sexta-feira, o secretário regional das Finanças e da Administração Pública manterá idênticos encontros, mas com os deputados madeirenses do PCP, do PS e do CDS.
Neste mesmo dia deverá acontecer também a reunião com o Juntos Pelo Povo (JPP).
A última força política regional a ser auscultada será a maioria do PSD-Madeira, cuja reunião está marcada para a próxima segunda-feira. O Orçamento Regional deverá ser entregue na Assembleia Legislativa até final de Novembro (Lusa)

Sem comentários: