A tabela de maiores investidores mantém-se encabeçada
pela Modelo Continente, de acordo com os dados da MediaMonitor. Segundo os
dados da MediaMonitor, a Modelo Continente mantém-se em Outubro na liderança da
tabela dos maiores investidores em publicidade, responsável por um share of
voice de 4.2% face ao total do mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor,
cinema e Internet e de 10.9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes
do mês. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a
Outubro de 2013 não está ainda concluído para todos os meio (ver nota da
situação referente ao mês de Outubro). A Unilever também mantém a segunda
posição, responsável por 3.3% do investimento publicitário total e por 8.6% do
colocado pelos 20 maiores anunciantes de Outubro. A L'Oréal regressou à
terceira posição, com um share of voice de 2.8% face ao total do mercado
publicitário e de 7.2% face ao total dos 20 mais.
Em conjunto, os 20 maiores anunciantes foram
responsáveis por 38.4% do bolo publicitário mensal, em preços de tabela. Entre
os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 5 do grande consumo, 5
empresas de telecomunicações, 4 da distribuição, 2 bancos e 4 de outros
sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a
televisão - para onde canalizaram 84.6% dos seus budgets. À Internet dirigiram
6.9% dos montantes, à imprensa 3.3%, ao outdoor 2.6%, à rádio destinaram 2.1% e
ao cinema 0.5%. Entre Janeiro e Outubro, a maior fatia do investido a preços de
tabela foi dirigida à televisão, com 71.8%. A imprensa captou 10.8% dos
montantes totais, a Internet 7.4%, cabendo 10.1% aos restantes meios analisados
pela MediaMonitor.
Esta análise foi realizada com recurso ao software
MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de
Agosto de 2013 (fonte: Marktest.com,
Novembro de 2013)