Li
no Jornal I que “nas autarquias, a construção ou beneficiação de estradas são
os contratos mais recorrentes. Mas na lista encontramos de tudo um pouco As
empreitadas para a execução das mais variadas obras são o principal objecto dos
223 contratos celebrados por ajuste directo pelas autarquias e freguesias.
Estradas e beneficiação de vias rodoviárias, piscinas, parques de
estacionamento e até um campo de futebol foram algumas das obras contratadas. Na
lista encontramos ainda a compra de uma arca frigorífica pela câmara de Loures,
um Citroën novo Berlingo (Cadaval), um nadador salvador (Figueira da Foz) e um
almoço no restaurante "O Charneco" (Lagoa). A análise dos
procedimentos de contratação publicados no portal Base, entre os dias 24 e 26
de Agosto, permitiu concluir que Vila do Conde foi a câmara com o maior número
de contratos assinados (11), ainda que em termos financeiros tenham
representado apenas um encargo de 202 500 euros. O mais elevado (74,1 mil
euros) diz respeito ao abastecimento de gás natural para a piscina municipal.
Na lista dos contratos encontramos ainda 10 mil euros para o "espectáculo
musical para as festas do Senhor dos Navegantes", 7680 euros para comprar
microfones para o teatro municipal e 2500 para a reabilitação dos wc´s públicos
da Praça José Régio. O município que gastou mais no período em análise foi o de
Vila Franca de Xira. Os oito contratos efectuados custaram 1,7 milhões de
euros, dois dos quais estão no top ten dos ajustes directos mais elevados entre
as autarquias, ambos relativos a empreitadas de estabilização de encostas no
concelho. A câmara vila-franquense criou ainda um "gabinete de
notariado" por 2920 euros, demoliu dois prédios urbanos por quase 21 mil,
requalificou a biblioteca de uma escola básica por 25,8 mil e substituiu as
juntas de azulejos dos tanques da piscina de Póvoa de Santa Iria por 19,7 mil.
EDIFÍCIO
NO INTENDENTE REPARADO
A
segunda câmara com o maior número de contratos é a da capital. Lisboa gastou um
total de 226 990,44 euros em 10 contratos. Metade são relativos a equipamentos
de protecção individual dos trabalhadores da divisão de Saneamento. Um deles é
até o ajuste directo mais baixo entre todas as autarquias: 62,60 euros. A
aquisição de serviços de distribuição de brochuras relativas às novas
freguesias (17 mil euros), de equipamento infantil e desportivo para a escola
básica no31 do Lumiar (51,4 mil) e a reparação de revestimentos no edifício do
presidente no Intendente (8 mil) são outros dos contratos publicados.
FESTAS
E ESPECTÁCULOS MUSICAIS
Da
análise da lista dos contratos saltam à vista a contratação de bandas e
aquisição de material ligado a festas municipais e espectáculos musicais.
Montemor--o-Novo, por exemplo, gastou 40 900 euros para contratar a Áurea, os
Diabo na Cruz e os The Gift para a Feira da Luz. Já Valpaços pagou mais de 25
mil euros na aquisição de serviços para a Feira de Sabores. Valor semelhante
pagou a de Carrazeda de Ansiães aos "grupos musicais/artistas" para
actuarem na XVIII Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite. E gastou mais 5184 em
serviços de vigilância. Entre os 28 contratos celebrados pelas freguesias, no
valor global de 1,3 milhões de euros, destaca-se a de Mêda, que gastou 132,2
mil euros na "constituição da rede primária de faixa de gestão de
combustível e beneficiação de rede viária". O mais baixo foi efectuado
pela de Sacavém, que gastou 7,4 mil euros na remodelação da escadaria na rua
Grão Vasco. A de Avintes pagou 9 mil euros pelo aluguer de tendas para a
"Festa da Broa".