terça-feira, setembro 03, 2013

Das empreitadas de obras públicas ao almoço no "Charneco"



Li no Jornal I que “nas autarquias, a construção ou beneficiação de estradas são os contratos mais recorrentes. Mas na lista encontramos de tudo um pouco As empreitadas para a execução das mais variadas obras são o principal objecto dos 223 contratos celebrados por ajuste directo pelas autarquias e freguesias. Estradas e beneficiação de vias rodoviárias, piscinas, parques de estacionamento e até um campo de futebol foram algumas das obras contratadas. Na lista encontramos ainda a compra de uma arca frigorífica pela câmara de Loures, um Citroën novo Berlingo (Cadaval), um nadador salvador (Figueira da Foz) e um almoço no restaurante "O Charneco" (Lagoa). A análise dos procedimentos de contratação publicados no portal Base, entre os dias 24 e 26 de Agosto, permitiu concluir que Vila do Conde foi a câmara com o maior número de contratos assinados (11), ainda que em termos financeiros tenham representado apenas um encargo de 202 500 euros. O mais elevado (74,1 mil euros) diz respeito ao abastecimento de gás natural para a piscina municipal. Na lista dos contratos encontramos ainda 10 mil euros para o "espectáculo musical para as festas do Senhor dos Navegantes", 7680 euros para comprar microfones para o teatro municipal e 2500 para a reabilitação dos wc´s públicos da Praça José Régio. O município que gastou mais no período em análise foi o de Vila Franca de Xira. Os oito contratos efectuados custaram 1,7 milhões de euros, dois dos quais estão no top ten dos ajustes directos mais elevados entre as autarquias, ambos relativos a empreitadas de estabilização de encostas no concelho. A câmara vila-franquense criou ainda um "gabinete de notariado" por 2920 euros, demoliu dois prédios urbanos por quase 21 mil, requalificou a biblioteca de uma escola básica por 25,8 mil e substituiu as juntas de azulejos dos tanques da piscina de Póvoa de Santa Iria por 19,7 mil.
EDIFÍCIO NO INTENDENTE REPARADO
A segunda câmara com o maior número de contratos é a da capital. Lisboa gastou um total de 226 990,44 euros em 10 contratos. Metade são relativos a equipamentos de protecção individual dos trabalhadores da divisão de Saneamento. Um deles é até o ajuste directo mais baixo entre todas as autarquias: 62,60 euros. A aquisição de serviços de distribuição de brochuras relativas às novas freguesias (17 mil euros), de equipamento infantil e desportivo para a escola básica no31 do Lumiar (51,4 mil) e a reparação de revestimentos no edifício do presidente no Intendente (8 mil) são outros dos contratos publicados.
FESTAS E ESPECTÁCULOS MUSICAIS
Da análise da lista dos contratos saltam à vista a contratação de bandas e aquisição de material ligado a festas municipais e espectáculos musicais. Montemor--o-Novo, por exemplo, gastou 40 900 euros para contratar a Áurea, os Diabo na Cruz e os The Gift para a Feira da Luz. Já Valpaços pagou mais de 25 mil euros na aquisição de serviços para a Feira de Sabores. Valor semelhante pagou a de Carrazeda de Ansiães aos "grupos musicais/artistas" para actuarem na XVIII Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite. E gastou mais 5184 em serviços de vigilância. Entre os 28 contratos celebrados pelas freguesias, no valor global de 1,3 milhões de euros, destaca-se a de Mêda, que gastou 132,2 mil euros na "constituição da rede primária de faixa de gestão de combustível e beneficiação de rede viária". O mais baixo foi efectuado pela de Sacavém, que gastou 7,4 mil euros na remodelação da escadaria na rua Grão Vasco. A de Avintes pagou 9 mil euros pelo aluguer de tendas para a "Festa da Broa".