sexta-feira, agosto 03, 2012

Os políticos mais influentes do Facebook

Segundo o Económico, "os facebookianos respeitam a hierarquia do Estado. Depois do Presidente, o chefe do Governo é o político com mais fãs. Mas, ao contrário do primeiro, Passos Coelho não é muito activo na sua página. Cavaco Silva usa a sua página no Facebook como um veículo privilegiado de comunicação. Usou a rede social para desabafar sobre o "desprestígio da classe política", chegando a ser acusado de só intervir através de ‘posts'. Mas o Presidente também foi vítima do "efeito dominó" desta rede social. Em Janeiro, a sua página foi inundada de críticas, depois de ter dito que a reforma que recebe não iria chegar para pagar as suas despesas. Em menos de nada gerou-se um movimento que pedia "traz uma moeda para o Presidente". Nos antípodas, está Manuel João Vieira, ou o Candidato Vieira como se apresenta no seu perfil do Facebook. Do ranking acima, é o único a recusar um registo formal e a optar pela irreverência que o caracteriza. Várias vezes candidato a Belém, mantém a sua página bastante activa não só com a divulgação de eventos de música em que participa, mas também para postar as tiradas polémicas.
Últimos posts

Os políticos com mais fãs escolhem o Facebook para mensagens institucionais.
Cavaco Silva "Visitei hoje a Aldeia Olímpica dos Jogos de Londres 2012, onde me encontrei e almocei com os atletas portugueses. Desejei-lhes boa sorte e agradeci-lhes o trabalho que realizaram, a dedicação e o espírito de sacrifício e o amor ao desporto de que deram provas para conseguirem chegar a Londres e serem atletas olímpicos. São um exemplo para todos os portugueses." - 3197 Gostos.

Os mais activos Deputados e politólogos dominam

Carlos Zorrinho é um dos deputados que mais "posta"

Alguns deputados e politólogos fazem da rede social uma verdadeira plataforma de debate que usam para emitir opiniões e influenciar os seus fãs, gerando quase sempre discussões acesas. Com 5.201 amigos, Carlos Zorrinho, líder parlamentar do PS, é um dos deputados mais activos no Facebook e foi considerado um dos mais influentes no Twitter. Nas duas redes sociais, comenta sobre diferentes temas, mas são as bandeiras do PS que mais lhe puxam pelos ‘posts' e nunca deixa de responder às provocações que lhe surgem através dos comentários. Entre os politólogos, destaque para José Adelino Maltez que, com 4.866 amigos e 1.218 subscritores, é sempre mordaz nos seus comentários sobre a actualidade. Carlos Zorrinho Paulo Portas pede ao PS responsabilidade, o que nunca faltou ao maior parido da oposição, e deseja mais diálogo com os socialistas. Cópia da carta de ter seguido S.Bento. Esta carta de PP é uma carta a PPC via militantes do CDS/PP. As voltas que o correio dá! - 53 pessoas gostam disto".

Sem comentários: