sábado, fevereiro 12, 2011

Galp regista lucros de 840 mil €/dia

Diz o Correio da Manhã num texto do jornalista Secundino Cunha que "os lucros da Galp em 2010 atingiram os 306 milhões de euros, registando um crescimento de 43 por cento relativamente a 2009. São 840 mil euros por dia. A apresentação dos melhores resultados de sempre da petrolífera portuguesa acontece numa altura em que os combustíveis em Portugal estão à beira de atingir os preços recorde de meados de 2008.Ferreira de Oliveira, presidente da Galp, assegura que os lucros nada têm a ver com os preços dos combustíveis praticados em Portugal, assegurando que "sem impostos a gasolina é mais barata em Portugal do que em Espanha"."Se a carga fiscal fosse mais baixa, até teríamos mais lucros, já que muitos portugueses se deslocam a Espanha para abastecer", disse ontem Ferreira de Oliveira. São cada vez mais os portugueses que atravessam a fronteira para abastecer o carro. A Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) estima que mais de 250 mil automobilistas (incluindo seis mil camiões TIR) metam regularmente gasóleo ou gasolina no país vizinho, o que corresponde a uma média de 1250 toneladas de combustíveis por dia. Feitas as contas, o Estado português deixa de encaixar uma receita de mais de 780 mil euros diários, e muitos postos de abastecimento próximos da fronteira continuam a abrir falência. A 7 de Janeiro, o preço-base da gasolina 95 era em Portugal de 62,5 cêntimos; em Espanha era de 63,4. Só que em Espanha a carga fiscal era de 63,5 cêntimos e em Portugal de 86,1 cêntimos. Ontem, na Repsol de Tui o litro do gasóleo custava 1,251 euros e o da gasolina 95 estava nos 1,280. No posto da Galp de Valença, a cerca de 500 metros, o litro do gasóleo custava 1,374 e o da gasolina 95 estava nos 1,513. Entre as 14h00 e as 14h30, atestaram em Tui 59 carros de matrícula portuguesa; no da Galp de Valença apenas dois. António Amaral, vice-presidente da ANAREC, diz que "está na altura de o Governo português analisar a sério esta questão".
NAS ELEIÇÕES VENDE-SE MAIS BETUME
A venda de betume, produto utilizado para a pavimentação das ruas, caiu 26 por cento. Para o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, a explicação é muito simples: "As 489 mil toneladas que vendemos em 2009 têm a ver com as eleições autárquicas. São anos em que há sempre um grande aumento de asfaltagem de estradas." As vendas de gasolina desceram 5 por cento em 2010 (1,93 milhões de toneladas), do GPL caíram 4 por cento (690 mil toneladas) e do fuelóleo marítimo 5 por cento (63 mil toneladas).O gasóleo manteve-se neutro (nos 6,45 milhões de toneladas), enquanto o combustível para aviação, o jetfuel, cresceu 8 por cento (1,17 milhões de toneladas).
BIODISEL SEM CONCORRÊNCIA
O aumento recente do preço do biodiesel, devido à escalada dos cereais nos mercados internacionais e ao facto de lhe ter sido introduzida taxa de IVA, também está a contribuir para o alto preço do gasóleo. Ora a ANAREC quer saber porque é que o fornecimento à Galp é feito apenas por uma única empresa, considerando que "estamos perante mais um caso de ausência de concorrência no sector".
GASÓLEO PERTO DA GASOLINA
Nunca os preços do gasóleo em Portugal estiveram tão próximos dos da gasolina 95. Ontem, na maioria dos postos de abastecimento portugueses a diferença situava-se entre os 11 e os 14 cêntimos, estimando os especialistas que a tendência de aproximação vá continuar. Aliás, em Espanha a diferença entre estes dois combustíveis é de apenas três cêntimos, prevendo os revendedores que o gasóleo venha a ficar mais caro do que a gasolina".
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