sexta-feira, outubro 22, 2010

O "equívoco" de Martins

Tudo é política. E podem dizer o que quiserem que vou continuar a fazer o que entendo deve ser feito para desmistificar este oportunismo saloio que começa a mexer nojo. Pelo descaramento. Hoje o deputado do PSD Martins – provavelmente para que em Machico saibam que ele continua politicamente “vivo” para além do oportunismo de um voto recordado um dia depois da Madeira ter estado sob forte chuvada! – resolveu queixar-se através do DN do Funchal (em vez de perguntar a quem de direito ou tratar de saber o que se passou) – que uma vez mais não trata de saber o que ocorreu, nem sequer investiga (lembro que os Diários das Sessões estão disponíveis online, no site do parlamento…) – de um voto de saudação aos bombeiros de Machico que não teria sido enviado e não sei que mais. Se há coisa que a Assembleia faz frequentemente é distribuir votos aprovados a uma série de entidades, desde que isso seja solicitado pelos autores. Mas, perante este caso – e estou a usar o eu blogue porque acho que há questões que tem ser denunciadas em espaços como estes, na praça pública, fazendo o mesmo que o deputado em questão fez ao queixar-se ao DN do Funchal. E faço-o de duas maneiras estranhando que os jornalistas não o façam por terem acesso aos documentos e saberem como estas “coisas” funcionam: recordando o teor do voto aprovado que não diz rigorosamente quanto a enviar a alguém, caso seja aprovado; recordando a transcrição do respectivo Diário da Sessão onde nada foi pedido. Repito: a Assembleia só envia votos quando isso é requerido pelos autores e a quem estes indicarem, inclusivamente oralmente, em plenário, depois de aprovado o voto em questão. Dado que estamos perante um exemplo, mais um, do que não deve ser o oportunismo saloio na política, nada melhor que responder com factos e com a verdade, na esperança de que em próxima situação ao menos as pessoas não se deixem enganar e se ponha a pau… E tenham ao menos a dignidade de reconhecer o erro. (Nota: o voto foi distribuído aos jornalistas e aos líderes parlamentares e deputados únicos em Abril de 2010 e os Diários das Sessões estão online)
***
"Sessão nº34
14.04.2010
(…)
PRESIDENTE (Paulo Fontes):- Sras. e Srs. Deputados, vamos passar à discussão de um voto de louvor, apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista (…) Está em discussão. Sr. Deputado Bernardo Martins, para uma intervenção, tem a palavra.
BERNARDO MARTINS (PS): Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, as instituições autonómicas têm o dever de manifestar o seu reconhecimento pelo desempenho das organizações regionais que contribuem para o interesse público. Estamos perante um desses casos. Os Bombeiros Municipais de Machico celebram neste ano o seu 50.º aniversário. Esta corporação tem prestado uma dedicação à causa pública, não apenas no seu concelho, mas em tarefas a nível regional. É por estas razões que nestas bodas de ouro é justo louvar a digna prestação dos Bombeiros Municipais de Machico, pela sua positiva acção em benefício da população da Madeira. Neste voto, queremos homenagear todos os que contribuíram ao longo destes 50 anos para a dignificação dos bombeiros de Machico e para a sua função de bem servir a Região, incluindo os já falecidos, como os seus fundadores, dirigentes, autarcas, comandantes, bombeiros e mesmo familiares. Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, esta agremiação da protecção civil nasceu durante a ditadura fascista e hoje, em democracia, celebra o seu cinquentenário. Estes soldados da paz conheceram diversos presidentes de câmara e de diferentes partidos. Esta situação prova que os regimes políticos mudam, as pessoas passam e há alternância autárquica, mas as instituições continuam, desde que a sua nobre missão seja o superior interesse público. Para finalizar, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista deseja que este louvor constitua um estímulo para a actividade futura dos bombeiros de Machico e que seja, no presente e no futuro, redobrada a atenção dos seus responsáveis para com esta corporação, a bem da Região Autónoma da Madeira.
(…) Intervenções de Jorge Moreira (PSD), Isabel Cardoso (PCP) e Lino Abreu (CDS)
PRESIDENTE (Paulo Fontes): Muito obrigado. A Mesa vai colocar à votação o voto de louvor apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, aos Bombeiros Municipais de Machico.
Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.
PRESIDENTE (Paulo Fontes): Vamos passar à ordem de trabalhos (...)"

Sem comentários: