Segundo os resultados do estudo de preços recentemente divulgados pela European Society for Marketing and Opinion Research (Esomar), a Irlanda é o país mais caro para a realização de estudos de mercado. Neste país, o preço para a realização de um estudo é mais de duas vezes superior à média dos 63 países analisados pela Esomar. A Irlanda apresenta um índice de preços de 224, para uma média global de 100 (nota: os valores apresentados pela Esomar foram calculados relativamente à mediana e não à média, para eliminar as discrepâncias entre os valores muito caros e os muito baratos; por simplificação, falaremos de média quando nos referirmos a esta medida). Estados Unidos, França e Reino Unido ocupam os lugares seguintes do índice global da Esomar, criado a partir dos valores medianos dos estudos mais populares. Em todos estes países, os valores dos estudos de mercado são mais do dobro da média global. O Paquistão é o país mais barato para a realização de estudos de mercado, com preços 65% abaixo da média. É seguido pela Macedónia e Bulgária, onde os estudos apresentam valores 59% e 54% mais baratos que a média.


A Esomar tem como missão a promoção do uso dos Estudos de Mercado e de Opinião para melhorar a tomada de decisão nas empresas e instituições no mundo inteiro. Fundada em 1948, a Esomar reúne 4000 membros em 100 países, tanto clientes como fornecedores de estudos de mercado. Também podem ser encontrados membros da Esomar em agências de media e publicidade, universidades e escolas de gestão, bem como em departamentos e instituições públicas (fonte: Marktest, Novembro de 2007)
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