sábado, março 17, 2007

OTA 3

Alguém vai ter que responder até para que os portugueses não fiquem com a impressão de que o andam a tentar enganar, que há muita política misturada com este projecto e que o andam a tentar "comer por tonto". As notícias de hoje são intrigantes, sobretudo depois do debate ontem à noite no espaço da SIC Notícias/Expresso:
Relatório da Navegação Aérea de Portugal "chumba" Ota
O futuro aeroporto da Ota terá uma validade de 13 anos, muito abaixo dos 50 previstos pelo governo, segundo um relatório da Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal), revela hoje o semanário "Sol". O documento, a que o jornal teve acesso, dá conta que o aeroporto da Ota atingirá a capacidade máxima em 2030, ou seja, estará saturado em apenas 13 anos, já que a inauguração está prevista para 2017.Segundo o estudo da NAV Portugal - cuja mais recente versão data de Janeiro -, não será possível efectuar aterragens e descolagens em simultâneo, ainda que o aeroporto tenha duas pistas, e o máximo permitido é de 70 aviões por hora, contra os 80 desejados pelo governo.O semanário dá ainda conta que, segundo o estudo da NAV, o espaço aéreo destinado à OTA colide com os corredores aéreos da base da Força Aérea de Monte Real.A NAV Portugal é responsável pela garantia das condições de segurança e de eficiência dos aeroportos nacionais, de acordo com as regulamentações aéreas nacionais e internacionais.De acordo com o jornal, os ministros das Obras Públicas e da Defesa encomendaram novos estudos à NAV, "de forma a conciliar os interesses da Ota com a operacionalidade de Monte Real".Esta semana, o Presidente da República, Cavaco Silva, lembrou que a União Europeia exige estudos de "custo-benefício" para projectos como o da Ota. No entanto, Cavaco Silva escusou-se a fazer comentários sobre a localização do novo aeroporto na Ota, por considerar que se trata de "uma decisão técnica".
Navegação Aérea de Portugal diz que relatório sobre Ota apenas aponta “constrangimentos”
A Navegação Aérea de Portugal (NAV) explicou que o estudo que fez sobre a localização do futuro aeroporto da Ota identifica apenas “constrangimentos que deverão ser removidos” nos próximos meses. O semanário “Sol” avança na edição de hoje que o futuro aeroporto da Ota terá uma validade de 13 anos, muito abaixo dos 50 previstos pelo governo, segundo um relatório da NAV. O documento, a que o jornal teve acesso, dá conta que o aeroporto atingirá a capacidade máxima em 2030, ficando saturado em apenas 13 anos e que o espaço aéreo será condicionado pela proximidade da base militar de Monte Real.Em conferência de imprensa, Alexandre Kuhl de Oliveira, do conselho de administração da NAV, afirmou que o documento citado é um estudo "que identifica alguns constrangimentos que têm que ser removidos". Ainda segundo o responsável, o documento foi entregue em meados de Fevereiro à NAER, empresa que irá construir ao aeroporto, e que este mês será constituída uma comissão para discutir esses mesmos constrangimentos.Desta comissão, que deverá apresentar resultados em seis meses, farão parte a NAV, a NAER e a Força Aérea, para discutir a questão do ordenamento do espaço aéreo, dada a proximidade entre a base aérea de Monte Real e a Ota."Qualquer localização tem que passar pelo crivo do ordenamento aéreo e em qualquer escolha há constrangimentos e obstáculos a ultrapassar", sublinhou Kuhl de Oliveira.O “Sol” avançou ainda que o estudo da NAV refere que as duas pistas do aeroporto não permitirão descolagens e aterragens em simultâneo e que o tráfego não atingirá os 80 aviões por hora, como pretendido pelo Governo. Kuhl de Oliveira afirmou desconhecer os dados referidos na notícia, indicando apenas que o estudo sobre o tráfego aéreo ultrapassa os 70 aviões por hora.O responsável reforçou que, neste processo, a NAV analisa sobretudo a questão do ordenamento do espaço aéreo e a gestão do tráfego.A NAV Portugal é responsável pela garantia das condições de segurança e de eficiência dos aeroportos nacionais, de acordo com as regulamentações aéreas nacionais e internacionais.
Fonte: Publico online

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