quinta-feira, dezembro 15, 2022

Desabafo diário: a Venezuela....

Desculpem os deputados do PSD-Madeira, mas depois da evolução e das consequências económicas da guerra na Ucrânia e das dificuldades do Ocidente, particularmente em matéria de compra alternativas de gás natural e de petróleo reunir com "representantes do

Governo Interino da Venezuela (uns tipos que parece que fazem parte do Gabinete de Juan Guaidó na Europa), em tempos de múltiplas negociações internas, entre oposição e o governo de Caracas e externas com a Venezuela, das negociações com o regime chavista" é o mesmo que ZERO. Aliás, sei que ainda recentemente, um político madeirense que esteve na Venezuela reconheceu, e numa comparação entre as duas realidades - a visita anterior e a seguinte - concordou que algo estava a mudar naquele país. E que as pessoas demonstravam hoje maior esperança e confiança no futuro que no passado. Eu não estou a inventar. Limito-me a referir um facto concreto. 

Portanto, acho que o que o PSD-M precisa não é de construir hostilidades seja contra quem for, multo menos no caso da Venezuela. O caminho é o de perceber, de forma isenta, o que realmente se passa naquele país, eventualmente antecipar acontecimentos a curto ou médio prazo que venham a acontecer, perceber qual a sensibilidade da comunidade internacional à eventualidade da Venezuela passar a ser uma alternativa para as necessidades europeias e ocidentais em geral, de gás natural e petróleo, dadas as rotas e os negócios que a guerra na Ucrânia bloqueou por causa do efeito das sanções aplicadas à Rússia.

Aliás eu lembraria aos mais desatentos que Hugo Chávez, líder da revolução venezuelana, visitou a Madeira em 2001, a convite de alguém... E que a Venezuela, antes da ditadura de esquerda que com a revolução tomou conta do poder, foi sempre um dos países mais corruptos da América Latina. Ou já se esqueceram disso? Os mais antigos lembram-se disso certamente... (LFM,15.12.2022)

Sem comentários: