quarta-feira, dezembro 14, 2022

Crise: Há mais europeus com dificuldade em pagar as contas


Mais de uma em cada cinco pessoas na Bulgária, Eslováquia, Itália e França tiveram “dificuldades”, ou “grandes dificuldades”, em pagar as contas; população vulnerável aumentou no segundo trimestre. Com o aumento do custo de vida, os europeus têm cada vez mais dificuldade em pagar as suas contas, segundo o Eurostat. Mais de uma em cada cinco pessoas teve “dificuldade”, ou “grandes dificuldades”, em pagar as suas contas na Bulgária, Eslováquia, Itália e França. 

Os números dizem respeito ao segundo trimestre de 2022, e representam um aumento face ao trimestre anterior. Sob análise estiveram nove países: Bulgária, Eslováquia, Itália, França, Eslovénia, Bélgica, Áustria, Irlanda e Finlândia. Portugal não integra esta análise. A percentagem da população europeia a com “dificuldades”, ou “grandes dificuldades”, em pagar as contas aumentou no segundo trimestre de 2022 em todos os países em análise, com exceção da Eslovénia e Finlândia, onde este indicador recuou 0,1 e 0,5 pontos percentuais, respetivamente.

Por sua vez, os maiores avanços foram verificados em França e Áustria, com uma subida de 5,6 e 2,7 pontos percentuais, respetivamente. A percentagem da população em “dificuldade”, ou “grandes dificuldades”, em pagar as contas variou entre 11% na Finlândia e 39,8% na Bulgária. Já a percentagem da população na situação oposta, a registar “facilidade” ou “grande facilidade” em pagar as contas, situou-se entre os 3,6% na Bulgária e os 40,5% na Finlândia.

A população europeia em situação de “facilidade” ou “grande facilidade” em pagar as contas recuou em comparação com o primeiro trimestre do ano nos nove países analisados. A única exceção nesta tendência foi Itália, onde a variação teve um aumento de 0,3 pontos percentuais. A Eslovénia (-4,4 pontos percentuais) e a Áustria (-4 pontos percentuais) foram os países onde se verificou a maior queda na população a registar facilidade, ou grandes facilidades, em pagar as contas (ECO digital, texto do jornalista Filipe Maria)

Sem comentários: