domingo, outubro 18, 2020

Sondagem: Marcelo vence sem recorde e Ventura fica à frente de Ana Gomes


Marcelo Rebelo de Sousa será reeleito sem dificuldade, mas ficará aquém da marca de Mário Soares em 1991, segundo a sondagem da Eurosondagem-Associação Montepio para o SOL. A três meses das presidenciais, André Ventura aparece em segundo lugar, com ligeira vantagem sobre Ana Gomes. Se nunca houve dúvidas de que Marcelo Rebelo de Sousa tem uma enorme passadeira estendida para continuar em Belém após as eleições presidenciais do início do próximo ano, agora também poucas restam de que muito dificilmente igualará a percentagem com que Mário Soares foi reeleito em 1991. Numa sondagem especialmente dedicada às próximas presidenciais realizada para o SOL_pela Eurosondagem com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, Marcelo, com 61% das intenções de voto dos portugueses,  está muito longe da barreira dos 70% ultrapassada por Mário Soares nas eleições em que teve como principal adversário Basílio Horta, na altura militante do CDS.

Relativamente aos candidatos que publicamente já confirmaram a sua candidatura, a surpresa é o segundo lugar ocupado agora pelo líder do Chega, André Ventura (11%), que surge com ligeira vantagem sobre a socialista Ana Gomes (10%), relegando a bloquista Marisa Matias (8,5%) para a quarta posição. Já o candidato do PCP, João Ferreira (com 5,5%), fica-se pela quinta posição, ainda assim com clara vantagem sobre Tiago Mayan Gonçalves, da Iniciativa Liberal, que continua sem expressão em quase todo o país (1%) e apenas consegue ligeiro reforço na sua base eleitoral na Área Metropolitana do Porto.


Se Marcelo esmaga nos Açores e revela maiores fragilidades na sul e na Área Metropolitana de Lisboa, é nesta que André Ventura, Ana Gomes e Marisa Matias conseguem melhores registos.

Como curiosidade, refira-se que, em termos de faixas etárias, Marcelo Rebelo de Sousa consegue maior penetração entre os mais idosos e os mais jovens.

Marcelo Rebelo de Sousa – 61%

André Ventura – 11%

Ana Gomes – 10%

Marisa Matias – 8,5%

João Ferreira – 5,5%

Tiago Mayan Gonçalves – 1%


FICHA TÉCNICA: Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem para o jornal O SOL, Porto Canal, Açoreano Oriental, Diário de Aveiro, Diário Insular dos Açores, Diário de Coimbra, Diário de Leiria, D.N. Madeira, Diário de Viseu e Oeiras Actual (C.M. Oeiras), com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, de 12 a 15 de Outubro de 2020. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados, para telemóveis e telefones da rede fixa.


O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Amostra estratificada por Região, e aleatória no que concerne ao Sexo e Faixa Etária. Foram efetuadas 1285 tentativas de entrevistas e, destas, 213 (16,5%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião. Foram validadas 1072 entrevistas. O erro máximo da Amostra é de 2,99%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Lisboa, 16 de outubro de 2020 O Responsável Técnico da Eurosondagem Rui Oliveira Costa (SOL)

Sem comentários: