Relativamente aos candidatos que publicamente já confirmaram a sua candidatura, a surpresa é o segundo lugar ocupado agora pelo líder do Chega, André Ventura (11%), que surge com ligeira vantagem sobre a socialista Ana Gomes (10%), relegando a bloquista Marisa Matias (8,5%) para a quarta posição. Já o candidato do PCP, João Ferreira (com 5,5%), fica-se pela quinta posição, ainda assim com clara vantagem sobre Tiago Mayan Gonçalves, da Iniciativa Liberal, que continua sem expressão em quase todo o país (1%) e apenas consegue ligeiro reforço na sua base eleitoral na Área Metropolitana do Porto.
Se Marcelo esmaga nos Açores e revela maiores fragilidades na sul e na Área Metropolitana de Lisboa, é nesta que André Ventura, Ana Gomes e Marisa Matias conseguem melhores registos.
Como curiosidade, refira-se que, em termos de faixas etárias, Marcelo
Rebelo de Sousa consegue maior penetração entre os mais idosos e os mais
jovens.
Marcelo Rebelo de Sousa – 61%
André Ventura – 11%
Ana Gomes – 10%
Marisa Matias – 8,5%
João Ferreira – 5,5%
Tiago Mayan Gonçalves – 1%
FICHA TÉCNICA: Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem para o
jornal O SOL, Porto Canal, Açoreano Oriental, Diário de Aveiro, Diário Insular
dos Açores, Diário de Coimbra, Diário de Leiria, D.N. Madeira, Diário de Viseu
e Oeiras Actual (C.M. Oeiras), com o patrocínio da Associação Mutualista
Montepio, de 12 a 15 de Outubro de 2020. Entrevistas telefónicas, realizadas
por entrevistadores selecionados e supervisionados, para telemóveis e telefones
da rede fixa.
O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Amostra estratificada por Região, e aleatória no que concerne ao Sexo e Faixa Etária. Foram efetuadas 1285 tentativas de entrevistas e, destas, 213 (16,5%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião. Foram validadas 1072 entrevistas. O erro máximo da Amostra é de 2,99%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Lisboa, 16 de outubro de 2020 O Responsável Técnico da Eurosondagem Rui Oliveira Costa (SOL)
Sem comentários:
Enviar um comentário