quinta-feira, outubro 29, 2020

Sondagem: 85% dos portugueses a favor do uso obrigatório de máscara na rua

A grande maioria dos portugueses, 85%, é a favor do uso obrigatório de máscara na via pública, uma medida que entrou em vigor esta quarta-feira, revela uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias (JN) e a TSF. De acordo com o inquérito, 60% “concorda totalmente” com a obrigatoriedade do uso de máscara, em particular os cidadãos mais velhos – a sondagem revela que 73% dos que são desta opinião têm 65 ou mais anos.

Além disso, mais de metade (68%) dos inquiridos garantiu que já usava máscara na rua antes, sendo que, mais uma vez, o nível de adesão é maior nas pessoas mais velhas, com 65 ou mais anos. A medida, publicada em Diário da República (DR), entrou em vigor esta quarta-feira. O incumprimento pode levar a multas entre os 100 e os 500 euros.~A obrigatoriedade do uso de máscara estende-se, no mínimo, por três meses, ou seja, até dia 5 de Janeiro do próximo ano.

“É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”, indica a lei.

Há quatro exceções. Nomeadamente, mediante apresentação de atestado médico de incapacidade multiusos ou declaração médica; declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscaras; quando o uso de máscara seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar; em relação a pessoas que integrem o mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros (Executive Digest)

Sem comentários: