terça-feira, setembro 21, 2021

CEO que estabeleceu salário mínimo de 70 mil dólares para todos os funcionários diz que empresa prosperou

 

A medida foi implementada em 2015 e desde então a empresa Gravity Payments tem crescido. Em 2015, o empresário Dan Price decidiu aumentar o salário dos funcionários para 70 mil dólares (cerca de 60 mil euros) depois de descobrir que um dos seus funcionários tinha dois empregos para conseguir sobreviver. Para que conseguisse aumentar o salário de todos, Price cortou o seu próprio vencimento, que era de cerca de 1,1 milhão por ano, e vendeu uma das suas casas. O CEO da Gravity Payments, com sede em Seattle, passou a ganhar o mesmo que os funcionários - 70 mil dólares ao ano.

Seis anos depois, o plano que muitos disseram que daria errado, não podia estar a correr melhor. Dan Price diz que a empresa continua a prosperar. Quando tomou a decisão, Price foi considerado um herói por muitos, mas também recebeu críticas e previsões de falência por outros. Alguns especialistas financeiros dizem que a decisão do empresário foi um grande risco.

"Vai contra o que as pessoas esperam e o que geralmente vemos nas empresas", disse Andrew Hafenbrack, professor assistente de Gestão e Organização da Foster School of Business da Universidade de Washington, em Seattle. De acordo com o Economic Policy Institute, a remuneração média de um CEO é 320 vezes maior do que os salários dos seus funcionários.

Dan Price diz que mais empresas deviam seguir o seu exemplo e lamenta que isso não esteja a acontecer. O CEO da Gravity Payments acredita que os lucros da empresa aumentaram em grande parte devido ao aumento dos salários que resultou em "funcionários extremamente leais". Em entrevista à CBS News, contou que a empresa sofreu um grande golpe, devido à pandemia de covid-19, em março de 2020. A Gravity Payments conseguiu recuperar porque grande parte dos trabalhadores ofereceu-se para sofrer um corte no salário, medida que foi implementada, mas de forma temporária. Quando a empresa recuperou dos efeitos da pandemia, Dan Price pagou aos funcionários a parte do salário que tinha sido cortada (SIC Notícias)

Sem comentários: