domingo, setembro 20, 2020

Sondagem: Há mais portugueses a defender um novo confinamento (e a maioria quer que seja mais exigente)

Ao contrário do que acontecia há cerca de dois meses, a percentagem de pessoas a favor de um novo confinamento em Portugal é maior do que a daqueles que são contra a medida. Ainda assim, a maioria acredita que o país está agora melhor preparado (50%) para enfrentar o inverno. Os resultados constam de uma sondagem da Aximage para o JN e a TSF, que revela que atualmente 47% dos inquiridos defendem que Portugal deve entrar novamente em confinamento nacional, face a 40% que não concorda com o bloqueio. Estes números representam uma alteração significativa relativamente ao mês de Julho, onde a maioria, ou seja cerca de 51% dos portugueses, se mostravam contra o isolamento do país.
A pesquisa analisou ainda as opções dos portugueses tendo em conta diversos fatores, nomeadamente idade, região onde vivem, classe social e voto partidário. Neste sentido concluiu-se que o apoio a um novo confinamento já é maioritário nos habitantes das regiões Norte e Centro (52%); na faixa etária dos 18 aos 34 anos (65%) e nos portugueses que se abstiveram nas eleições (53%).
Por outro lado, os portugueses entre os 50 e 64 anos (51%), aqueles com escalões de rendimento mais elevados (42%), os que votam no PS (49%) e os que residem na Área Metropolitana do Porto (44%), são maioritariamente contra uma nova implementação do confinamento. A sondagem mostra ainda que aumentou a percentagem de pessoas que é a favor de um confinamento mais exigente do que o anterior entre os habitantes da Região Centro (60%), da faixa etária entre os 35 e os 49 anos (65%), das classes médias (entre 57% e 59%) e dos portugueses que preferiram a abstenção nas eleições (64%) (Executive Digest)

Sem comentários: