domingo, junho 18, 2017

Figuras públicas e publicidade

O novo estudo da Marktest Consulting, Figuras Públicas e Marcas em Portugal, permite conhecer as figuras públicas que os portugueses consideram mais adequadas a participar em campanhas publicitárias de vários sectores. O estudo Figuras Públicas e Marcas em Portugal 2017 permite conhecer a opinião dos portugueses face à participação de figuras públicas em campanhas publicitárias ou de sensibilização social. Para um conjunto de sectores de atividade, foi perguntado aos entrevistados neste estudo qual a figura pública mais que consideravam adequada para participar numa campanha publicitária a um produto/instituição desse sector.
Alguns dos resultados obtidos estão sintetizados no quadro seguinte, onde vemos que, relativamente ao sector dos produtos lácteos, o nome mais referido foi o de Fernanda Serrano. Na sensibilização social, foi Catarina Furtado que se destacou e no sector automóvel foi Cristiano Ronaldo.
Quando inquiridos sobre que figura pública consideram mais adequada para comunicar Beleza (cabelo), os inquiridos indicaram sobretudo o nome de Rita Pereira e, relativamente a Beleza (rosto e corpo), foi o nome de Sara Sampaio o mais citado. No sector dos eletrodomésticos, Fernando Mendes foi o nome mais referido pelos inquiridos neste estudo.
Os dados desta análise têm como base informação do estudo Figuras Públicas e Marcas em Portugal 2017, que pretende conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra também informação sobre a sua participação em campanhas de publicidade na televisão em 2016, dados recolhidos pela MediaMonitor. Na aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, foi realizado um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1204 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 10 e 30 de Janeiro de 2017 (Marktest.com, Junho 2017)

Sem comentários: