O
novo estudo da Marktest Consulting, Figuras Públicas e Marcas em Portugal,
permite conhecer as figuras públicas que os portugueses consideram mais
adequadas a participar em campanhas publicitárias de vários sectores. O
estudo Figuras Públicas e Marcas em Portugal 2017 permite conhecer a opinião
dos portugueses face à participação de figuras públicas em campanhas
publicitárias ou de sensibilização social. Para um conjunto de sectores de
atividade, foi perguntado aos entrevistados neste estudo qual a figura pública
mais que consideravam adequada para participar numa campanha publicitária a um
produto/instituição desse sector.
Alguns
dos resultados obtidos estão sintetizados no quadro seguinte, onde vemos que,
relativamente ao sector dos produtos lácteos, o nome mais referido foi o de Fernanda
Serrano. Na sensibilização social, foi Catarina Furtado que se destacou e no
sector automóvel foi Cristiano Ronaldo.
Quando
inquiridos sobre que figura pública consideram mais adequada para comunicar
Beleza (cabelo), os inquiridos indicaram sobretudo o nome de Rita Pereira e,
relativamente a Beleza (rosto e corpo), foi o nome de Sara Sampaio o mais
citado. No
sector dos eletrodomésticos, Fernando Mendes foi o nome mais referido pelos
inquiridos neste estudo.
Os
dados desta análise têm como base informação do estudo Figuras Públicas e
Marcas em Portugal 2017, que pretende conhecer a imagem que os portugueses têm
das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais
características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra
também informação sobre a sua participação em campanhas de publicidade na
televisão em 2016, dados recolhidos pela MediaMonitor. Na
aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, foi realizado um
estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal
Continental, com uma amostra constituída por 1204 entrevistas realizadas online
através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 10 e 30 de
Janeiro de 2017 (Marktest.com, Junho 2017)
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