quinta-feira, outubro 31, 2013

Correio da Manhã conquista 54,9% da quota de mercado

Li aqui que "o Correio da Manhã alcançou uma quota de mercado de 54,9% entre os meses de janeiro e agosto de 2013, uma subida de 2,1 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado. Isto significa que em cada 100 jornais generalistas comprados em Portugal, mais de metade são o CM. De acordo com os dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), o CM vendeu uma média de 113 318 exemplares por dia em banca, uma quebra de 5% relativamente ao período homónimo de 2012, a menor entre os diários generalistas. Na lista dos títulos de informação geral mais vendidos no País, liderada pelo CM, o segundo lugar pertence ao semanário ‘Expresso’, que vendeu uma média de 79 653 exemplares por edição, o que significa que perdeu 3085 leitores (-3,7%). No mesmo período, 7758 deixaram de comprar o ‘Jornal de Notícias’, que desceu 12% e passou a vender 57 025 exemplares. O diário mantém assim a terceira posição. Em quarto lugar surge o ‘Record’, com uma média de 48 574 jornais vendidos diariamente. O desportivo perdeu 6075 leitores (quebra de 11,1%). Logo a seguir está a ‘Sábado’, que entre janeiro e agosto vendeu 39 104 revistas por semana, uma descida de 8,3% (menos 3522 exemplares). Mais perdeu a ‘Visão’, que vendeu uma média de 36 709 revistas, o que representa uma perda de 3689 leitores (-9,1%).
O sétimo lugar na lista dos títulos de informação mais lidos pertence a ‘O Jogo’, que vendeu 19 091 exemplares por edição. O desportivo caiu 15,9%, perdendo 3602 compradores. Segue-se o ‘Público’, com uma média de 18 357 jornais vendidos em banca. Perdeu 3584 leitores (- 16,3%). Desta vez, o ‘Diário de Notícias’ conseguiu evitar o último lugar na tabela, com 13 469 exemplares (perdeu 1841 e desceu 12%). Já o ‘Sol’ registou a maior quebra nas vendas (-24,6%). O título vendeu 13 197 exemplares e perdeu 4302 leitores. Referência ainda para o ‘i’, que vendeu 3939 exemplares.
‘Record’ mantém liderança no seu segmento
O desportivo ‘Record’ continua a liderar no segmento da imprensa desportiva. Entre janeiro e agosto de 2013 o diário vendeu 48 574 exemplares por edição, contra os 19 091 de ‘O Jogo’. Recorde-se que ‘A Bola’ não é auditado.
‘Negócios’ vendeu 2261 exemplares em banca por dia
O segmento económico começou por resistir à crise, mas acabou por ceder à quebra nas vendas. Com 2261 exemplares vendidos, ‘Jornal de Negócios’ desceu menos (-10,6%) que o ‘Diário Económico’, com 3438 (-28,7%).
‘TV Guia’ ganha à ‘TV mais’
A revista ‘TV Guia’ vendeu 66 837 exemplares por semana, ultrapassando a ‘TV Mais’, com 65 707. A ‘TV 7 Dias’ continua a liderar no segmento, ao vender uma média de 143 347.
‘Máxima’ é a que mais vende
A revista ‘Máxima’ continua a ser a que mais vende no segmento feminino, com uma média de 31 762 exemplares. Seguem-se ‘Activa’, ‘Cosmopolitan’, ‘Elle’ e ‘Vogue’"