quarta-feira, novembro 23, 2011

Portugueses avaliam duramente políticos

Em Outubro, os resultados do Barómetro Político Marktest indicam que todos os líderes partidários com assento parlamentar, bem como o Presidente da República, registaram um saldo de imagem negativo, mostrando que a maioria dos portugueses avalia negativamente a sua actuação. De acordo com os resultados de Outubro do Barómetro Político Marktest, os portugueses reprovaram a actuação de todos os líderes partidários com assento parlamentar assim como a actuação do Presidente da República. Cavaco Silva registou em Outubro um saldo de imagem que não foi além de -8.7% - valor apenas ultrapassado em Abril, quando registou -9.3% - tendo sofrido uma quebra mensal de 10.9 pontos percentuais e homóloga de 29.3 pontos percentuais.


No que diz respeito aos líderes partidários com assento parlamentar, também estes registaram saldos de imagem negativos, o que significa que o número de portugueses que avalia negativamente a sua actuação se sobrepõe ao número dos que a avaliam positivamente. O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, foi aquele que obteve o saldo de imagem mais baixo, -29.5%. Este político registou uma quebra mensal de 10.8 pontos percentuais e homóloga de 24.7 pontos percentuais.Seguiu-se o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, com um saldo de -13.2%, descendo 6.9 pontos percentuais face a Setembro e 3.8 pontos percentuais relativamente a Outubro de 2010. O líder do PS, António José Seguro, também não foi além de um saldo de -10.3%, descendo 7 pontos percentuais relativamente a Setembro. O Primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho, registou a maior quebra mensal entre os líderes em análise. Com um saldo de imagem de -8.1%, este líder viu o seu saldo de imagem descer 18.2 pontos percentuais entre Setembro e Outubro. Paulo Portas, líder do CSD-PP, foi o que apresentou o saldo de imagem menos negativo entre os líderes políticos com assento parlamentar, mas mesmo assim não ultrapassou -7%. Este valor correspondeu a um decréscimo de -7.8 pontos percentuais face a Setembro e de 5.6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior.


O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Novembro de 2011)

Sem comentários: