domingo, dezembro 12, 2010

Futebol: grandes gastam 100 milhões em salários!!!

Segundo o jornalista do Correio da Manhã, Hugo Real, "FC Porto gastou mais em 2009/10. Na temporada anterior, Benfica foi o único a aumentar os custos com pessoal, ultrapassando os 38,2 milhões. Os três grandes do futebol português gastaram quase 100,7 milhões de euros no pagamento de salários durante a temporada anterior, revelam os relatórios e contas das SAD. No exercício de 2009/2010, os dragões foram os que mais gastaram, ao atingirem quase 39,3 milhões de euros, uma verba que, ainda assim, significou uma poupança de 8,3 milhões em relação ao ano anterior, explicada, em parte, pelo não pagamento de prémios, já que o clube não venceu o título e ficou pelos oitavos--de-final da Liga dos Campeões. Em sentido inverso surge o Benfica, que na época anterior gastou mais 3,1% (1,1 milhões) no pagamento de salários e prémios, entre outros, aproximando-se muito da liderança. Na temporada transacta, os encarnados gastaram quase 38,3 milhões. Do grupo dos grandes, o Sporting continua a ser o que menos gasta. Na época passada, os leões diminuíram os custos com pessoal em 2,4% para perto de 23,2 milhões de euros. Os custos com pessoal, nos quais se inclui o pagamento a jogadores, treinadores e administração, entre outros, continuam a representar grande parte dos encargos. Nos últimos cinco anos, por exemplo, os três grandes gastaram mais de 460 milhões em remunerações. No relatório e contas do FC Porto, é possível ver que, dos 39,3 milhões de euros de custos com pessoal, mais de 23,1 milhões destinaram-se a gastos com atletas, ficando mais de 10 milhões para os técnicos e administrativos. O resto tem que ver com o dinheiro pago à administração, seguros e outros custos. Assim, os encargos com jogadores e treinadores representam quase 85% do total. Os relatórios do Benfica e do Sporting não fazem esta divisão, mas as percentagens deverão ser similares. Cristián Rodríguez, Aimar e Liedson (ao lado), de acordo com informações avançadas pela imprensa, serão os que mais recebem. No entanto, os clubes não revelam salários individuais.
GESTORES DO FC PORTO RECEBEM MAISEm 2009/10, a SAD do FC Porto gastou 1,838 milhões com remunerações da administração da SAD e das suas subsidiárias. O Benfica pagou 617 mil euros aos administradores (Luís Filipe Vieira não é remunerado) e o Sporting 373 mil euros (Bettencourt recebeu 219 mil euros mas aufere vencimentos de outras empresas do grupo).
BENFICA PASSA FC PORTONo primeiro trimestre desta época, de Julho a Setembro, a SAD do Benfica foi a que mais gastou em custos com pessoal, uma situação que acontece pela primeira vez nas últimas quatro temporadas, o período analisado pelo CM. Nestes três meses, os encarnados gastaram 10,166 milhões de euros, o que significa um aumento de 18,6% relativamente aos mesmos meses da época anterior (mais 1,591 milhões). Um crescimento que pode ser explicado pelas contratações, como Roberto, Jara e Gaitán, entre outros, mas também pela renovação de contratos com jogadores como Fábio Coentrão e com o próprio treinador, Jorge Jesus. O investimento dos encarnados, aliado à redução de custos efectuada pelo FC Porto, inverteu uma situação de muitos anos, apesar de a diferença entre os dois rivais ser de apenas três mil euros. Nos mesmos meses, os dragões apresentam custos com pessoal de 10,163 milhões, uma queda de 1,3% (131 mil euros) em relação ao período homólogo.
Quem também reforçou os gastos com pessoal neste trimestre foi o Sporting, que apresenta um valor de 6,657 milhões, um crescimento de 17,6% (mais 997 mil euros) em relação aos mesmos meses da época transacta. A contratação de jogadores experientes como Maniche e Valdés terá contribuído para o aumento. No total, entre Julho e Setembro, os três grandes gastaram quase 27 milhões de euros com pagamentos ao pessoal. Contas feitas, são nove milhões de euros por mês".

Sem comentários: