segunda-feira, dezembro 20, 2010

Publicidade: à espera de milionárias negciatas...

Li no Económico, num texto da jornalista Margarida Henriques, que "Saúde financeira e postos de trabalho de algumas agências dependem do sucesso nestes concursos. É com ansiedade que algumas das maiores agências de publicidade aguardam o desfecho dos concursos ainda a decorrer. E não é por, no caso de algumas contas, terem de começar a apresentar trabalhos em Janeiro. O que está em causa é a saúde financeira da agência e a manutenção de postos de trabalho. Por isso, todos os que estão envolvidos num ou mais destes cinco concursos admitem que ganhar um destes clientes seria um bom presente de Natal. Um desses concursos é para a comunicação publicitária da Sata. Na corrida estão a Draft FCB, Ivity, Brandia Central, Grey, Lowe Ativism, BBDO, Partners, Sino e a HDG Açores. A vencedora vai assinar um contrato por dois anos. No ‘briefing' era pedido o aumento da notoriedade nos novos mercados e rotas. No caso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) o que está em jogo é a criação de uma nova imagem e a comunicação publicitária. Tudo para aumentar a notoriedade do vinho verde nos mercados interno e externo, para que deixe de ser percepcionado como um produto "barato". O trabalho de ‘rebranding' implica a criação de um logótipo e assinatura para a marca, além de muitas outras peças gráficas. A dimensão do investimento faz esta conta "apetecível": 90 mil euros. À conquista da Triumph estão a TBWA, a Young & Rubicam e uma terceira agência, que o Diário Económico não conseguiu apurar. O que está aqui em causa é a comunicação publicitária da marca. A Lowe Ativism, a Brandia Central, a Normajean e a Young & Rubicam são as quatro agências na corrida pelas marcas do grupo Caixa Seguros - Fidelidade Mundial e Império Bonança, sendo certo que a vencedora deverá começar a trabalhar logo no início do ano. Este concurso pretende seleccionar uma agência para desenvolver apenas a comunicação junto da rede de distribuição e intermediários. A agitar o mercado está também o concurso do departamento de higiene urbana e resíduos sólidos da câmara municipal de Lisboa. O objectivo é seleccionar uma agência para a concepção e desenvolvimento de uma campanha na área do tratamento e recolha de lixos, reciclagem e higiene urbana. Trata-se de uma campanha multimeios, que deverá incluir televisão, rádio, imprensa, ‘mupies', folhetos, cartazes e ‘mailings' para as juntas de freguesia, e que terá vários momentos ao longo de 2011. O convite para participar no concurso foi enviado à Dasein, Grey, Promo, 9 Creative Shop e BBZ, a responsável pela última campanha da CML nesta área”.

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