sexta-feira, outubro 08, 2010

Indicadores de Turismo

A análise regional do total de dormidas, por comparação com os resultados de Agosto de 2009, revela uma evolução positiva em todas regiões, sendo que em Lisboa e nos Açores se verificou uma evolução superior à do total do país. É igualmente de assinalar o ligeiro acréscimo na Região da Madeira (0,6%), após um período de resultados negativos consecutivos. Lisboa mantém a tendência do mês anterior, com um aumento da procura por parte dos seus principais mercados emissores, nomeadamente o brasileiro (+51,5%), o britânico (+24,6%), o espanhol (+9,8%) e o francês (+9,2%). Os resultados positivos do Algarve beneficiaram do contributo do mercado alemão (+20,8%) e do espanhol (+18,1%), que contrariaram os resultados negativos de alguns dos principais mercados emissores da região, nomeadamente o irlandês (-12,1%), o holandês (-3,4%) e o britânico (-0,7%). O mercado interno, que representava 42,1% do total, registou um crescimento homólogo de 3,1%, bastante inferior ao observado em Julho (+13,2%).
Taxa Líquida de Ocupação-Cama e Estada Média
Em Agosto, a taxa de ocupação na hotelaria atingiu 64,7%, superior à do mês homólogo em 1,5 p.p. As Regiões dos Açores e de Lisboa registaram os maiores aumentos nas taxas de ocupação (próximos dos 7 p.p.). Pelo contrário, o Alentejo diminuiu o valor da taxa de ocupação em cerca de 5 p.p.
Proveitos e Rendimento Médio por Quarto (Rev Par)
Em Agosto, os estabelecimentos hoteleiros registaram 291,8 milhões de euros de proveitos totais e 213,7 milhões de proveitos de aposento, equivalendo a acréscimos homólogos próximos dos 10% para ambos os indicadores. O Alentejo foi a única região a apresentar quebra nos proveitos, relativamente ao período homólogo. As restantes regiões evoluíram positivamente, com destaque para Lisboa, que cresceu cerca de 20%, tanto nos proveitos totais como nos de aposento. (fonte: INE)

Sem comentários: