"O ano 2009 foi marcado pelo crescimento do mercado nacional, nomeadamente, da rota Madeira-Lisboa. Este crescimento foi claramente despoletado pela liberalização do espaço aéreo e subsequente aumento do ambiente competitivo na rota. O crescimento do mercado português foi de 13,0% tendo a rota de Lisboa, contribuído com um crescimento de 17,6%. A quebra generalizada do tráfego nos restantes mercados que já foi sentido no trimestre final de 2008 não foi travada em 2009. Como consequência, mercados consolidados como o Reino Unido e Alemanha que sofreram reduções significativas, (27,0%) e (7,3%), respectivamente, fruto da redução de frequências, no caso da fusão First Choice/Thomsonfly e do cancelamento de rotas, como foi o caso de East Midlands e Cardiff, bem como quebras nas taxas de ocupação. Nos restantes mercados, destaca-se o crescimento do mercado francês em 5,1%, fruto da entrada de uma nova companhia a Aigle Azur e o aumento de frequências assegurado, pela SATA. Entretanto, outros mercados fecharam o ano com destaque positivo. A Holanda, com a entrada da companhia aérea do grupo Tui, Arkefly, teve um crescimento de 1,1%; a Venezuela, um aumento de 11,5% face à reentrada da Santa Bárbara e a Noruega, com um crescimento muito significativo da rota de Oslo, de 32,8%, em relação a 2008. Em 2009, é de realçar a consolidação da Easyjet, como segunda maior transportadora para o Aeroporto da Madeira, tendo já anunciado a terceira frequência diária na rota Madeira – Lisboa. A SATA Internacional também marcou o ano com a abertura de novas rotas internacionais, como Copenhaga, Zurique e Estocolmo. Entretanto, no final de 2009 foi declarada a falência da FlyGlobespan, tendo, desta forma, sido cancelada a rota de Edimburgo com destino ao Aeroporto da Madeira.
Principais Clientes
Os 10 principais clientes da ANAM, SA, em volume de negócios, representam 71,7% das receitas em 2009, com um reforço da concentração, face ao ano anterior. Em comparação com o ano anterior, realçam-se as alterações mais significativas ocorridas nos principais clientes:
- A EASYJET ocupa agora a segunda posição, por troca com a SATA International, com um crescimento de 43,5%, face ao ano anterior, apesar, ainda assim, do crescimento de 9,9% registado pela SATA, igualmente, em relação ao ano anterior;
- No entanto, o maior crescimento, com 47,8%, deveu-se à Thomsonfly Limited, face à fusão ocorrida em 2009, com a First Choice;
- Também, a Condor Flugdienst GM, mostra uma evolução de 4,2%, em consequência da fusão da First Choice;
- Os restantes operadores evidenciaram, em 2009, decréscimos no volume de facturação: Hapag Lloyd Executive, TAP e Air Berlin" (elementos retirados do Relatório de 2009 da ANAM)
Sem comentários:
Enviar um comentário