domingo, junho 21, 2009

Irão: 23 jornalistas e bloggers presos

Ficamos hoje a saber que "as autoridades iranianas prenderam 23 jornalistas e bloggers desde que começaram os protestos contra os resultados eleitorais, há uma semana. Os repórteres estão a ser o principal alvo do Governo iraniano. Entre os detidos está o presidente da Associação de Jornalistas Iranianos, afirmaram responsáveis dos Repórteres sem Fronteiras. «Está a tornar-se cada vez mais problemático para os jornalistas», afirmou Benoit Hervieu do grupo sediado em Paris. Os Repórteres Sem Fronteiras divulgaram um relatório com uma lista de 23 jornalistas iranianos, editores e bloggers que foram detidos desde o dia 14 de Junho e afirmam que perderam o contacto com muitos outros que acreditam ter sido também presos ou estarem escondidos. Não há nomes de jornalistas estrangeiros na lista".
***
Entretanto, e como escrevia hoje a jornalista do Publico, Francisca Gorjão Henriques, "a contestação interna no Irão está a dar origem a uma forte crise entre Teerão e vários países ocidentais. O Presidente Mahmoud Ahmadinejad avisou os EUA e o Reino Unido para não se “ingerirem” nos assuntos iranianos. Londres viu-se na obrigação de negar qualquer participação num “complô”, como acusou Teerão. E o correspondente da BBC recebeu ordens para deixar o país.As autoridades têm imposto restrições aos media nacionais e internacionais que estão no país. Hoje, foram mais longe ao acusar o correspondente permanente da BBC em Terão, Jon Leyne, de ter “apoiado” os manifestantes, que há uma semana acusam o regime de ter organizado presidenciais fraudulentas, avança a agência Fars, próxima do Governo. Leyne terá 24 horas para deixar o Irão.Depois de um dia de confrontos que fizeram pelo menos dez mortos em Teerão, o regime lançou hoje vários avisos para o Ocidente. “Foi com maus propósitos que vocês entraram no círculo de amigos da nação iraniana”, declara Ahmadinejad no seu site na Internet. “Por esta razão, exijo que parem com as vossas ingerências”. Se ler aqui no El Mundo, fica a saber a cronologia dos últimos acontecimentos.
***
Imagens sobre tumultos em Teerão continuam a aparecer na Internet
Os vídeos são colocados online apesar das proibições e bloqueios impostos pelas autoridades iranianas.
***
Obama apela a Teerão para impedir violência sobre manifestantes
O presidente dos EUA afirmou que o mundo está a observar e atento à situação no Irão. Um aviso quando em vários países milhares de iranianos desfilaram em solidariedade com os manifestantes de Teerão.

Sem comentários: