sexta-feira, março 18, 2016

O encontro de Marcelo e Francisco em 12 imagens



O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo papa Francisco numa audiência que durou cerca de meia hora, após a qual os dois chefes de Estado trocaram presentes. Cerca das 10:06, Marcelo Rebelo de Sousa e o papa Francisco encontraram-se, com o chefe da Igreja Católica a dar as boas vindas ao seu homólogo português, entrando ambos de seguida para o gabinete do papa, onde se sentaram à secretária. Esse encontro terminou às 10:32, momento a partir do qual os jornalistas puderam entrar e testemunhar os cumprimentos do papa Francisco à restante comitiva do chefe de Estado português. A terminar, o Presidente da República ofereceu ao papa um conjunto de seis casulas, desenhado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira - paramentos religiosos de cores diferentes, adequados aos diferentes tempos litúrgicos, em verde, roxo, azul, vermelho, branco e rosa. Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu ainda, proveniente da sua coleção particular, um registo de Santo António.
O papa ofereceu os presentes reservados aos chefes de Estado, que consistiram, neste caso, em versões portuguesas da encíclica "Louvado sejas" e a exortação apostólica "Alegria do Evangelho", os dois grandes documentos do pontificado de Francisco. O papa ofereceu igualmente a Marcelo Rebelo de Sousa um medalhão do seu pontificado, que tem dois ramos de oliveira entrelaçados. Falando em espanhol, o chefe da Igreja Católica explicou que a oliveira é o sinal da paz e a missão dos políticos é construir a paz.
Após a audiência papal, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo cardeal Secretário de Estado do Vaticano, equivalente a um primeiro-ministro, Pietro Parolin. O Presidente da República chegou ao Vaticano antes das 10:00, tendo sido recebido pela guarda suíça no pátio interior, subindo depois ao terceiro andar, num percurso em que passou por diversos tetos com frescos do pintor renascentista Rafael (LUSA)



Sem comentários: