domingo, outubro 23, 2022

Nota: A Madeira, a TAP e o Palácio de São Lourenço....

Consultado o site da ANA - partidas em tempo real do Aeroporto de Lisboa, hoje 23 de Outubro de 2022 - podemos constatar o seguinte panorama envolvendo a TAP, praticamente a única companhia com cancelamentos de voos a partir de Lisboa, apesar de haver muitas companhias aéreas estrangeiras a registarem atrasos nas partidas, mas não cancelamentos:

06:55 - TP 8642       Venice, Marco Polo         TAP, Cancelado

07:25 - TP 8345       Rome, Fiumicino             TAP, Cancelado

08:20 - TP 4881       Nice                                 TAP, Cancelado

08:55 - TP 10942     Valencia                          TAP, Cancelado

11:00 - TP 15572     São Vicente                     TAP, Cancelado

12:50 - TP 7641       Oslo                                 TAP, Cancelado

13:05 - TP 11023     Sevilla                              TAP, Cancelado

13:25 - TP 16955     Madeira                           TAP PORTUGAL, partiu às 14:47

13:05 - TP 11023     Sevilla                              TAP, Cancelado

13:35 - TP 9268       Zurich                              TAP, Cancelado

14:15 - TP 8621       Venice, Marco Polo         TAP, Cancelado

14:30 - TP 12462     Prague                             TAP,  Cancelado

14:45 - TP 57610     Frankfurt                         TAP, Cancelado

15:15 - TP 496         Toulouse, Blagnac           TAP, Cancelado

15:30 - TP 8426       Rome, Fiumicino             TAP, Cancelado

15:30 - TP 4322       Paris, Orly                       TAP, Cancelado

15:55 - TP 8246       Milan, Malpensa              TAP, Cancelado

16:50 - TP 16877     Madeira                           TAP, Cancelado

19:00 - TP 10144     Madrid                             TAP, Cancelado

22:20 - TP 11042     Sevilla                              TAP, Cancelado

Uma sugestão (?) ao Representante…

O Representante da República na Madeira, em vez de reforçar, pela inércia, e perante a opinião pública a inatacável e reconhecida inutilidade de um cargo que já deveria ter acabado há muito tempo (dado que não passa hoje de uma mera placa giratória para tachos protagonizados por pessoas que, por motivos que não vou repetir, deveriam ter a integridade pessoal de abdicarem pelos seus próprios meios), já devia ter tomado a iniciativa de reclamar junto de Marcelo Rebelo de Sousa - outro.... - a denuncia desta situação da TAP que recorrentemente penaliza a Madeira, penaliza sobretudo os residentes que ainda fazem o esforço de utilizar a low-cost TAP - há dúvidas quanto a isso?! - pelos constantes e recorrentes cancelamentos, adiamentos, etc, sobretudo aos fins-de-semana.

Isto obviamente independentemente da obrigação do Governo Regional da Madeira - mas duvido que sejas ouvido... - continuar a pressionar Lisboa, caso queira, para intervir nesta situação e para exigir a imediata normalização do serviço prestado por uma companhia aérea que parece estar a definhar perante o alheamento generalizado da tutela e de quem tem espaço mediático para abordar o tema, caso queira - nem sempre o faz.

Idiotices constantes

Há dias, em Lisboa foi um cancelamento de um voo para o Funchal porque faltava um elemento da cabine (2º piloto).

Depois foi o caso de um cancelamento para o Funchal porque as refeições não tinham sido colocadas a bordo e não havia, e naquela hora da noite, não havia ninguém para remediar a palhaçada, etc.

Depois há aqueles casos - e ainda hoje voltou a acontecer... - de termos pessoas ou demasiado jovens ou demasiado idosas, colocadas nos lugares junto às saídas de emergência, contrariando as regras essenciais de segurança na aviação comercial e no que a este item em concreto diz respeito. Ninguém liga patavina às asneiradas.

Depois o caricato de, graças a um milagre, alguém ter contactado telefonicamente as operações da TAP e do outro lado uma brasileira - estranhamente são sempre brasileiros, sem ofensa para eles, a atenderem do outro (o que não deixa de ser estranho numa companhia low-cost supostamente ainda de bandeira portuguesa...) - a garantir a mudança de um voo cancelado, repito, de um voo cancelado (logo o check-in feito antecipadamente também foi automaticamente cancelado....) para outro voo a realizar posteriormente. Mas graças a uma criminosa incompetência o recado que não podia confirmar essa alteração, sem que o passageiro em causa anulasse o tal check-in antes efectuado, que automaticamente estava cancelado por decorrência do cancelamento do voo em causa (!!!!). Uma situação que motivou o riso sarcástico dos funcionários no balcão de atendimento da TAP no aeroporto de Lisboa, quando souberam desta cena…

É por tudo isto que eu acho que o senhor Representante na RAM, devia manter junto do Presidente da República - que o nomeia, e que fala de tanta coisa, todos os dias - uma atitude pressionante de denúncia destes casos na low-cost de bandeira portuguesa, por que a TAP é uma companhia pública que desde a reversão da privatização realizada pela calada da noite pelo governo de Passos, Portas e a Troika, já nos levou a todos mais de 6 mil milhões de euros. E não se importe com idiotices protocolares ou preciosismos constitucionais ridículos, por que se for para falarmos de competências de quem sobre o quê, então recordo que todos os dias vemos e ouvimos Marcelo perorar sobre matérias que não são da sua competência, sim do poder executivo, sem que ninguém se importe com isso, provavelmente porque já ninguém leva a sério um Presidente transformado numa espécie de papagaio, que fala todos os dias de tudo, e que mete umas asneiradas a meio, como aconteceu recentemente com as bocas tontas sobre os casos de pedofilia na Igreja ou a tontice ainda maior e absurdo lambebotismo marcelista a Passos Coelho, usando abusivamente os “pensamento” dos portugueses para "legitimar" o ridículo embuste presidencial.

O que é que se pede à TAP? Respeito, respeito pelos madeirenses e pela Madeira. E qualidade no serviço prestado a uma região insular para quem as ligações aéreas - apesar das alternativas à low-cost TAP já existentes - são essenciais. Qualidade e estabilidade que, salvo situações excepcionais compreensíveis, não é compatível com cancelamentos e adiamentos recorrentes, sobretudo ao fim-de-semana (LFM)

Sem comentários: