Consultado o site da ANA - partidas em tempo real do Aeroporto de Lisboa, hoje 23 de Outubro de 2022 - podemos constatar o seguinte panorama envolvendo a TAP, praticamente a única companhia com cancelamentos de voos a partir de Lisboa, apesar de haver muitas companhias aéreas estrangeiras a registarem atrasos nas partidas, mas não cancelamentos:
06:55 - TP 8642 Venice, Marco Polo TAP, Cancelado
07:25 - TP 8345 Rome, Fiumicino TAP, Cancelado
08:20 - TP 4881 Nice TAP,
Cancelado
08:55 - TP 10942 Valencia TAP, Cancelado
11:00 - TP 15572 São Vicente TAP, Cancelado
12:50 - TP 7641 Oslo TAP,
Cancelado
13:05 - TP 11023 Sevilla TAP,
Cancelado
13:25 - TP 16955 Madeira TAP PORTUGAL, partiu às 14:47
13:05 - TP 11023 Sevilla TAP,
Cancelado
13:35 - TP 9268 Zurich TAP,
Cancelado
14:15 - TP 8621 Venice, Marco Polo TAP, Cancelado
14:30 - TP 12462 Prague TAP, Cancelado
14:45 - TP 57610 Frankfurt TAP,
Cancelado
15:15 - TP 496 Toulouse,
Blagnac TAP,
Cancelado
15:30 - TP 8426 Rome, Fiumicino TAP, Cancelado
15:30 - TP 4322 Paris, Orly TAP, Cancelado
15:55 - TP 8246 Milan, Malpensa TAP, Cancelado
16:50 - TP 16877 Madeira TAP,
Cancelado
19:00 - TP 10144 Madrid TAP,
Cancelado
22:20 - TP 11042 Sevilla TAP, Cancelado
Uma sugestão (?) ao
Representante…
O Representante da
República na Madeira, em vez de reforçar, pela inércia, e perante a opinião
pública a inatacável e reconhecida inutilidade de um cargo que já deveria ter
acabado há muito tempo (dado que não passa hoje de uma mera placa giratória
para tachos protagonizados por pessoas que, por motivos que não vou repetir,
deveriam ter a integridade pessoal de abdicarem pelos seus próprios meios), já
devia ter tomado a iniciativa de reclamar junto de Marcelo Rebelo de Sousa - outro.... - a denuncia desta situação da TAP que
recorrentemente penaliza a Madeira, penaliza sobretudo os residentes que ainda fazem o esforço de utilizar a low-cost TAP - há dúvidas quanto a
isso?! - pelos constantes e recorrentes cancelamentos, adiamentos, etc,
sobretudo aos fins-de-semana.
Isto obviamente independentemente da obrigação do Governo Regional da Madeira - mas duvido que sejas ouvido... - continuar a pressionar Lisboa, caso queira, para intervir nesta situação e para exigir a imediata normalização do serviço prestado por uma companhia aérea que parece estar a definhar perante o alheamento generalizado da tutela e de quem tem espaço mediático para abordar o tema, caso queira - nem sempre o faz.
Idiotices constantes
Há dias, em Lisboa foi um
cancelamento de um voo para o Funchal porque faltava um elemento da cabine (2º
piloto).
Depois foi o caso de um
cancelamento para o Funchal porque as refeições não tinham sido colocadas a
bordo e não havia, e naquela hora da noite, não havia ninguém para remediar a
palhaçada, etc.
Depois há aqueles casos -
e ainda hoje voltou a acontecer... - de termos pessoas ou demasiado jovens ou
demasiado idosas, colocadas nos lugares junto às saídas de emergência,
contrariando as regras essenciais de segurança na aviação comercial e no que a
este item em concreto diz respeito. Ninguém liga patavina às asneiradas.
Depois o caricato de,
graças a um milagre, alguém ter contactado telefonicamente as operações da TAP
e do outro lado uma brasileira - estranhamente são sempre brasileiros, sem
ofensa para eles, a atenderem do outro (o que não deixa de ser estranho numa
companhia low-cost supostamente ainda de bandeira portuguesa...) - a garantir a
mudança de um voo cancelado, repito, de um voo cancelado (logo o check-in feito
antecipadamente também foi automaticamente cancelado....) para outro voo a
realizar posteriormente. Mas graças a uma criminosa incompetência o recado que
não podia confirmar essa alteração, sem que o passageiro em causa anulasse o
tal check-in antes efectuado, que automaticamente estava cancelado por
decorrência do cancelamento do voo em causa (!!!!). Uma situação que motivou o
riso sarcástico dos funcionários no balcão de atendimento da TAP no aeroporto
de Lisboa, quando souberam desta cena…
É por tudo isto que eu acho
que o senhor Representante na RAM, devia manter junto do Presidente da
República - que o nomeia, e que fala de tanta coisa, todos os dias - uma
atitude pressionante de denúncia destes casos na low-cost de bandeira
portuguesa, por que a TAP é uma companhia pública que desde a reversão da
privatização realizada pela calada da noite pelo governo de Passos, Portas e a
Troika, já nos levou a todos mais de 6 mil milhões de euros. E não se importe
com idiotices protocolares ou preciosismos constitucionais ridículos, por que
se for para falarmos de competências de quem sobre o quê, então recordo que todos
os dias vemos e ouvimos Marcelo perorar sobre matérias que não são da sua
competência, sim do poder executivo, sem que ninguém se importe com isso,
provavelmente porque já ninguém leva a sério um Presidente transformado numa
espécie de papagaio, que fala todos os dias de tudo, e que mete umas asneiradas
a meio, como aconteceu recentemente com as bocas tontas sobre os casos de
pedofilia na Igreja ou a tontice ainda maior e absurdo lambebotismo marcelista
a Passos Coelho, usando abusivamente os “pensamento” dos portugueses para
"legitimar" o ridículo embuste presidencial.
O que é que se pede à
TAP? Respeito, respeito pelos madeirenses e pela Madeira. E qualidade no
serviço prestado a uma região insular para quem as ligações aéreas - apesar
das alternativas à low-cost TAP já existentes - são essenciais. Qualidade e
estabilidade que, salvo situações excepcionais compreensíveis, não é compatível com cancelamentos e adiamentos recorrentes,
sobretudo ao fim-de-semana (LFM)
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