sexta-feira, julho 24, 2020

A lista que faltava para organizar os seus passos. Em que atividades diárias existe maior ou menor risco de contrair Covid-19?

O regresso ao ‘novo normal’ em Portugal, assim insistem os governantes e as autoridades de Saúde, tem como primeira premissa a consciência de cada um no respeito pelas regras base de segurança e higiene sanitária. Contudo, o dia a dia está longe dos tempos pré-pandemia e muitas atividades, tidas como naturais e até banais, passaram a constituir riscos que importa mitigar. E idealmente anular. A Texas Medical Association (TMA) divulgou recentemente um ranking de atividades comuns com base na dimensão do risco de infeção por Covid-19 que representam que muito pode ajudar para reorganizar as suas prioridades diárias. Sendo esta uma pandemia global, a lista tem aplicação em qualquer canto do mundo, tendo sido concebida sob o pressuposto de que as populações estão a seguir os protocolos de higiene e segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): lavar as mãos frequentemente, usar desinfetante, manter o distanciamento social de segurança e usar máscara de proteção individual em locais públicos.
Este novo gráfico “Conheça o seu risco” da TMA classifica as atividades numa escala de 1 a 10, com uma classificação de 1 indicando baixo risco e 10 alertando já para uma atividade que representa um risco potencial considerável. Os níveis são baseados nas contribuições dos médicos da ‘task-force’ Covid-19 da TMA e do seu Comité de Doenças Infeciosas. A título de exemplo saiba que as atividades de baixo risco incluem abertura de correspondência (classificação 1), ir a um restaurante ou acampar (ambas classificadas como 2). Atividades como jantar na casa de alguém ou ir à praia, ambas com classificação 5, são consideradas atividades de risco moderado. As atividades de alto risco incluem frequentar o ginásio (8), ir a um bar ou assistir a um serviço religioso com 500 ou mais pessoas (ambas com nota 9).

Consulte a listagem que se segue e esclareça todas as dúvidas:
Atividades de “Risco Baixo”:
Abrir o correio
Encomendar comida
Pôr gasolina
Jogar ténis
Acampar
Atividades de “Risco Baixo a Moderado”:
Ir à mercearia
Caminhar, correr ou andar de bicicleta
Jogar golfe
Ficar num hotel durante duas noites
Sentar-se na sala de espera de um consultório
Ir à biblioteca ou a um museu
Comer na esplanada de um restaurante
Andar numa zona movimentada
Passar uma hora num parque infantil
Atividades de “Risco Moderado”:
Jantar em casa de outra pessoa
Ir a um churrasco (no exterior)
Ir à praia
Fazer compras no centro comercial
Levar os filhos à escola, creche ou campo de férias
Trabalhar num escritório durante uma semana
Nadar numa piscina pública
Visitar um familiar idoso ou amigo em sua casa
Atividades de “Risco Moderado a Alto”:
Ir ao cabeleireiro ou barbeiro
Comer dentro de um restaurante
Ir a um casamento ou funeral
Viajar de avião
Jogar basquetebol
Jogar futebol
Abraçar ou dar um aperto de mão a um amigo
Atividades de “Risco Alto”:
Comer num buffet
Ir ao ginásio
Ir a um parque de diversões
Ir ao cinema
Ir a um grande concerto
Ir a um estádio
Participar numa cerimónia religiosa com mais de 500 pessoas

Sem comentários: