sexta-feira, setembro 13, 2019

Eleições: Cafofo, a habitação, Louça e as tretas do costume do PS

O ex-Presidente da CMF e candidato a presidente do Governo pelo PS, Paulo Cafofo, afirmou recentemente - aliás tem repetido as referências ao tema - que pretende resolver as carências habitacionais num curto prazo de tempo. Para além da demagogia populista do candidato em causa, própria das campanhas eleitorais, e que neste caso é ainda mais agressiva porque parte claramente em desvantagem, eu usarei um artigo do bloquista Francisco Louça (Expresso), para percebermos a treta deste discurso de Cafofo:
“Foi preciso chegarmos ao fim da primeira semana de setembro para que o PS apresentasse quatro paginazinhas com uns cálculos sobre o seu programa eleitoral, o que tinha sido mantido no segredo dos deuses” (...)
“Começo hoje por uma delas, a que diz respeito à habitação, por sinal um dos problemas mais importantes da vida social portuguesa. Qual é então o problema da habitação? Será uma conjugação tóxica de pobreza, que vitima famílias que não têm casa, com gentrificação, que expulsa famílias para as periferias e esvazia as cidades, transformadas em Disneylândias para o turismo, e com uma atuação implacável de um mercado construído sobre a financeirização e desigualdade social, que faz disparar os preços e restringe o arrendamento. Se assim for, começar a resolver o problema da habitação exige um investimento elevado para aumentar a oferta, fazer baixar os preços do arrendamento, repovoar as cidades e restabelecer vida social local. Ora, o programa eleitoral do PS tem “uma meta muita clara: erradicar todas as carências habitacionais até ao 50.º aniversário do 25 de Abril, em 2024” (pg. 79). Erradicar todas as carências, uma linda proposta, mas nada de explicar como se dá o milagre” (...)
“Em todo o caso, se Costa eleva o seu valor de referência, as mesmas 25 mil habitações custariam mais de 2900 milhões, nos seus novos cálculos. E então faltam-lhe 2300 milhões, Centeno só lhe dá 600. Assim, o que nos está a dizer é que não cumprirá sequer um quarto do objetivo que anuncia no programa eleitoral, por mais pomposa que seja a promessa de “erradicação de todas as carências” habitacionais até à última badalada do 50.º aniversário do 25 de Abril. Essa promessa não vai ser cumprida. A proposta de habitação do programa do PS é falsa”.

Não duvidem, lá como cá, a treta do PS versus habitação é a mesma, demagogia, oportunismo, promessas para caçar fotos e as mentiras do costume. Quem é minimamente inteligente percebe tudo isto. Os outros... (LFM)

Sem comentários: