domingo, setembro 29, 2019

Figuras públicas na publicidade: que atributos?

Segundo o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest, para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social uma figura pública deve ser honesta e credível, mas há outros atributos importantes. Quando questionados sobre os atributos ou características pessoais que uma figura pública deve possuir para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social, a honestidade e a credibilidade foram consideradas as mais importantes pelos entrevistados no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest. Numa escala de 1 (nada importante) a 10 (muito importante), ambos os atributos obtiveram uma classificação média de 8.85. Um valor aproximado foi registado pelo atributo simpatia, seguido de competência.

Pelo contrário, a juventude e a beleza foram os atributos menos valorizados para a participação de figuras públicas em publicidade. Mas os atributos pessoais estão relacionados com o sector de atividade do produto ou serviço a comunicar. Se se trata de um produto para a beleza do rosto, corpo ou cabelo, os portugueses entendem, de forma clara, que o atributo pessoal mais importante é a beleza. Já se o produto é do sector farmacêutico, o atributo mais importante é a credibilidade e se se tratar de uma campanha de sensibilização social, é a honestidade o que se considera mais importante. No sector da puericultura, o destaque vai para a maturidade, nas viagens e turismo, para a simpatia, nas bebidas não alcoólicas, para o sentido de humor e nas alcoólicas, para a sobriedade. O estudo Figuras Públicas e Digital Influencers procura conhecer a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas e aos influenciadores digitais e a sua associação à publicidade (Marktest.com, Setembro de 2019)

Sem comentários: