domingo, agosto 04, 2019

Nota: dois conselhos a Miguel Gouveia

Apesar de estarmos em período de férias e de pré-campanha, deixo dois conselhos ao novo Presidente da Câmara do Funchal, Miguel Gouveia, e que que transcendem diferenças políticas, porque é da cidade que falamos.
O primeiro conselho é o de recomendar que efectue regularmente uma visita pela cidade do Funchal - sem espalhafato e sem levar a comunicação social a reboque para o show-off mediático - não no centro da urbe, ali na babuja onde tudo é "alindado", mas à periferia, sobretudo às zonas de maior afluência e concentração de turistas e residentes para constatar, sim ou não, se a limpeza tem sido realizada ou se é realizada com regularidade e de forma eficaz. A sensação que temos é que mesmo antes, com outro no seu lugar, um dos cartões de vista da cidade estava a ser desleixado. Não sei se por deficiente liderança dos serviços, se por falta de funcionários e de equipamentos. Faça isso e tire as suas conclusões.
O segundo conselho tem a ver também com a cidade, e fora da zona central. Em vez de andar tão envolvido numa pré-campanha de um candidato a candidato veja com os seus próprios olhos o estado degradado das estradas municipais, as de maior utilização, nas freguesias da periferia da cidade, começando pelas que estão sujeitas a maior pressão dos transportes públicos ou particulares. E tire também as suas conclusões, e actue em conformidade, perante a evidente e generalizada degradação das estradas que obviamente vai piorando todos os dias se não se verificar uma intervenção. E, já agora, constate o estado em que deixaram algumas dessas estradas os promotores de certas obras, públicas ou privadas que, como é habitual esburacam as vias públicas mas depois atiram com uns remendos de alcatrão, sem cuidado e sem qualidade. Basta que leve um dos seus adjuntos com um bloco de notas. Depois faça um relatório do que viu e chame os responsáveis pelos serviços camarários para discutir com eles, o cenário apurado, não o que lhe dizem, já que é a realidade que você viu, "in loco" que conta. Será que consegue fazer isso Miguel Gouveia? Garanto que não vai dar por perdido o seu tempo (LFM)

Nota: asseguro-lhe - acredite se quiser - que durante anos constatei que havia sempre uma diferença, por vezes enorme, entre a realidade e aquela "realidade" que era manipulada e pintada para iludir os patamares políticos superiores. E quando as pessoas comentavam ou falavam eram desautorizadas exactamente porque o quadro pintado e falseado era o que imperava. No fundo, aceito que os políticos precisam de confiar nas suas próprias cadeias de decisão. Mas a seriedade e a verdade são factores determinantes para que essa confiança exista e não seja questionada, com as inevitáveis consequências.

Sem comentários: