segunda-feira, outubro 09, 2017

NOTA: Cuidados redobrados e muito Sun Tzu...

Alguém escreveu um dia que "conviver com amigos falsos é o mesmo que conviver com cobras sabendo do veneno delas".
Espero, a propósito, que a evolução da situação política regional aponte na direcção correta e que assente em opções que sejam as mais adequadas ao momento
Qualquer remodelação só precisa ser feita desde que seja para que tudo melhore. Para continuar tudo na mesma, mesmo que façam alguns retoques que não passam de maquilhagem se reles categoria, melhor será que não façam nada.
Espero e desejo que essas decisões saiam obrigatoriamente da decisão do próprio líder - os líderes precisam de impor-se nos momentos de aparente fragilidade, ou serão derrubados a prazo - ignorando "ajudas" e sugestões de quem o quer derrubar. Não duvidem disso!
Não quero acreditar, até porque acho que a especulação é inevitável nestes momentos de indefinição e de hesitação, em cenários que me têm sido sugeridos ou dados como "decididos", porque mais do que fragilizar quem não pode nem deve ser fragilizado, apenas dariam espaço de manobra a quem pretende fragilizar o líder, ajustar contas com ele e deliberadamente o derrubar.
Sun Tzu escreveu (Arte da Guerra) que "se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...".
Faço votos para que Miguel Albuquerque - vamos entrar numa semana decisiva e de decisões - saiba gerir estes tempos agitados com inteligência, sabedoria e sobretudo separando as coisas, estabelecendo a diferença entre aquela que deve ser, tem que ser, a sua perspectiva e a sua decisão política, e aquilo, tudo aquilo, que eventualmente agradaria a diferentes grupos de interesses e de pressão que seguem atentos. Aliás, garantem-me a pés juntos, têm-se multiplicado essas movimentações, algumas delas bem estranhas, pelas ramificações, quase todas fora do contexto partidário e mesmo governativo, o que mostra haver muita gente a querer meter colher no panelão, facto que por si só justifica cautelas redobradas. Situações que me levam a crer que afinal não estamos a falar, pelo contrário, de nada que seja inocente.
Lembro finalmente, e sem mais, uma vez mais o general Sun Tzu: “Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, as suas ordens não forem claras e os seus oficiais e soldados forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta” (LFM)

Sem comentários: