terça-feira, setembro 12, 2017

Sondagem: MAI e Defesa com os piores ministros mas portugueses não os querem remodelados

Constança Urbano de Sousa e Azeredo Lopes são vistos como os piores ministros do Governo, mas os inquiridos pela Aximage consideram que António Costa não deve remodelar os líderes da Administração Interna e da Defesa. Mário Centeno já é só o melhor ministro, porque Constança Urbano de Sousa e Azeredo Lopes passaram a deter o epíteto de piores ministros do Executivo liderado por António Costa. Para os inquiridos pela sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, Urbano de Sousa, responsável pela Administração Interna, é a pior ministra do Executivo socialista, seguida muito de perto por Azeredo Lopes, titular da pasta da Defesa.

Já o ministro das Finanças, Mário Centeno, por norma avaliado maioritariamente como o melhor e como o pior ministro do Governo português, surge agora classificado apenas enquanto melhor membro do elenco governativo. A simultaneidade de Centeno como pior e melhor ministro explicava-se pelo facto de ser ele o elemento com maior notoriedade do Executivo (o ministro que mais inquiridos se recordam, de forma espontânea, quando instados a pronunciar o nome de um membro do Governo). 
Quem agora se aproxima de uma situação idêntica é o ministro da Educação. Tiago Brandão Rodrigues é apontado como o segundo melhor ministro e também como o terceiro pior membro da equipa chefiada por António Costa.
Urbano de Sousa e Azeredo Lopes surgem claramente prejudicados pelas crises que assolaram o Governo ao longo do último mês – os incêndios de Pedrógão Grande, o assalto a Tancos e o chamado "Galpgate" (que provocou a demissão de três secretários de Estado) - e que, em última instância, levaram António Costa a promover uma remodelação governamental que consistiu na troca de sete secretários de Estado e na criação de uma nova secretaria para a Habitação. Ou seja, o Governo passou desde sexta-feira a contar com oito novos secretários de Estado.
No entanto, apesar da nota negativa atribuída a Constança Urbano de Sousa e a Azeredo Lopes, a maioria (56,1%) dos entrevistados pela Aximage consideram que António Costa não devia fazer qualquer remodelação governamental (a sondagem foi realizada entre os dias 6 e 11 de Julho e apenas no dia 12, durante o debate do Estado da Nação, o primeiro-ministro confirmou que faria um "ajustamento" ao Governo. Até então era somente adquirida a substituição dos três secretários de Estado demissionários).
Apenas 38% dos entrevistados pela Aximage consideravam correcta a opção pela remodelação, enquanto 5,9% não tomaram posição.
FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 604 entrevistas efectivas: 279 a homens e 325 a mulheres; 61 no Interior Norte Centro, 81 no Litoral Norte, 97 na Área Metropolitana do Porto,119 no Litoral Centro, 165 na Área Metropolitana de Lisboa e 81 no Sul e Ilhas; 110 em aldeias, 160 em vilas e 334 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 6 a 11 de Julho de 2017, com uma taxa de resposta de 73,8%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 604 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" – a 95 % -de 4,00 %).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz (Jornal de Negocios)

Sem comentários: