terça-feira, abril 21, 2015

Os Portugueses e as Redes Sociais 2014



Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest Consulting, com o objectivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. As redes sociais são hoje um "ponto de encontro" importante não apenas para os indivíduos como para as marcas, que, de forma rápida, envolvente e dinâmica podem interagir com os seus consumidores. São um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das marcas. Foi para conhecer melhor a relação que os portugueses têm com estes sites e com as marcas presentes nestes sites que o Grupo Marktest lançou em 2011 o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais e que em 2014 apresenta novos conteúdos. O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes sociais, os sites que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais valorizam, a frequência com que acedem aos sites e com que publicam informação nesses sites, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que utilizam para lhes aceder. O estudo aprofunda também a relação que os portugueses estabelecem com as marcas e as empresas presentes nestas plataformas (que motivações têm, interacções que mantêm, opinião sobre a presença das marcas nas redes sociais…). Na edição de 2014, além de novos indicadores do estudo, foi introduzida uma nova área de informação, que resulta da análise dos dados disponíveis no serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest e que permitem analisar o buzz social relacionado com as marcas durante o primeiro semestre de 2014. Para a realização deste estudo, utilizou-se uma base de 819 entrevistas, realizadas online durante entre 3 e 29 de Setembro de 2014. A amostra é estratificada por Região Marktest, sendo proporcional à população que constitui o universo, de acordo com as variáveis género e idade.
Sabia que...
    96% dos utilizadores de redes sociais tem conta no Facebook e 41% no Google+?
    27% abandonou uma rede social no último ano?
    26% usa smartphone para aceder às redes sociais entre as 13 e as 15 horas?
    20% julga que irá dedicar menos tempo às redes sociais nos próximos 12 meses?
    71% segue marcas nas redes sociais?
    11% considera que o facto de seguir ou ser fã de uma empresa ou marca nas redes sociais tem muita influência nas opções de compra da marca? (marktest.com, Abril de 2014)