Os Portugueses e as
Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest Consulting, com o objectivo
de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos
portugueses face às redes sociais. As redes sociais são hoje um "ponto de
encontro" importante não apenas para os indivíduos como para as marcas,
que, de forma rápida, envolvente e dinâmica podem interagir com os seus
consumidores. São um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das
marcas. Foi para conhecer melhor a relação que os portugueses têm com estes
sites e com as marcas presentes nestes sites que o Grupo Marktest lançou em
2011 o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais e que em 2014 apresenta novos
conteúdos. O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes
sociais, os sites que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais
valorizam, a frequência com que acedem aos sites e com que publicam informação
nesses sites, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que
utilizam para lhes aceder. O estudo aprofunda também a relação que os
portugueses estabelecem com as marcas e as empresas presentes nestas
plataformas (que motivações têm, interacções que mantêm, opinião sobre a
presença das marcas nas redes sociais…). Na edição de 2014, além de novos
indicadores do estudo, foi introduzida uma nova área de informação, que resulta
da análise dos dados disponíveis no serviço Social Media Explorer do Grupo
Marktest e que permitem analisar o buzz social relacionado com as marcas
durante o primeiro semestre de 2014. Para a realização deste estudo,
utilizou-se uma base de 819 entrevistas, realizadas online durante entre 3 e 29
de Setembro de 2014. A amostra é estratificada por Região Marktest, sendo
proporcional à população que constitui o universo, de acordo com as variáveis
género e idade.
Sabia que...
96% dos utilizadores de redes sociais tem
conta no Facebook e 41% no Google+?
27% abandonou uma rede social no último
ano?
26% usa smartphone para aceder às redes
sociais entre as 13 e as 15 horas?
20% julga que irá dedicar menos tempo às
redes sociais nos próximos 12 meses?
71% segue marcas nas redes sociais?
11% considera que o facto de seguir ou ser
fã de uma empresa ou marca nas redes sociais tem muita influência nas opções de
compra da marca? (marktest.com, Abril de 2014)