sábado, outubro 25, 2014

Os miúdos ricos do Irão voltaram




Segundo a Sábado, “a conta de Instagram onde os filhos da elite de Teerão mostram o luxo em que vivem reabriu. Outra conta mostra a vida de crianças pobres. Dias depois de ter sido bloqueada pelas autoridades por mostrar fotos consideradas "vulgares", a conta de Instagram 'Rich Kids of Tehran' (miúdos ricos de Teerão) reabriu. Com apenas 17 fotos, a conta onde os filhos da elite iraniana colocam fotos das festas, dos carros e das mansões onde vivem alcançou já 110 mil seguidores. A conta, uma imitação da página 'Rich Kids of Instagram' (miúdos ricos do Instagram), foi aberta pela primeira vez em Setembro e causou espanto no Ocidente. É que na República Islâmica do Irão há leis que proíbem o consumo de álcool e exigem que as mulheres se vistam de forma modesta, com hijab ou um lenço a cobrir a cabeça.
Não é o que se vê nas fotos em 'Rich Kids on Tehran'. Nas festas há álcool e as raparigas fotografadas aparecem de mini-saia e de cabelos expostos. Não é que as festas sejam raras na capital do Irão. Os jovens juntam-se em casas uns dos outros e bebem álcool, mas não as divulgam nas redes sociais.
Teerão não gosta de abusos. Há uns meses, sete jovens iranianos foram presos e julgados por terem colocado um vídeo no YouTube em que dançam ao som da canção ‘Happy’, de Pharrell Williams. O grupo foi condenado a um ano de prisão e 91 vergastadas, mas a pena foi entretanto suspensa.
Mas parece que as leis não se aplicam aos filhos de políticos e milionários. Os responsáveis pela página defendem que esta não tem fins políticos. “Sempre que o Irão é mencionado na televisão ou jornais falam sempre de forma negativa. Nós estamos a tentar revelar o lado bom”, afirmaram ao 'Business Insider' Ao mesmo tempo, surgiu uma conta onde se revela a miséria das crianças de Teerão. Intitula-se 'Poor Kids of Tehran' (miúdos pobres de Teerão) e conta com mais de seis mil seguidores. Também há fotos de jovens pobres e dos seus carros. Muitas crianças dormem no chão em parques e praças da capital do Irão”