sexta-feira, março 07, 2014

Mitos que convém desfazer sobre exercício físico

O desconhecimento sobre fitness pode interferir com os seus objetivos e provocar lesões. Conheça 11 mitos frequentemente associados ao exercício físico e melhore o seu treino.
- Correr numa passadeira é o mesmo que correr na rua
Correr contra o vento e em superfícies irregulares implica um maior esforço muscular e energético. Gasta cerca de 10% calorias a mais do que correr a mesma distância no ginásio.
- É possível eliminar gordura localizada
Fazer exercício pode reduzir a gordura corporal mas é não é possível controlar a zona do corpo de onde a gordura vai ser eliminada. Num novo estudo, várias pessoas completaram um programa de dez semanas de exercícios focados apenas numa perna. Apesar de só exercitarem uma parte do corpo, perderam a mesma gordura corporal na outra perna e ainda mais na cintura.
- Não é boa ideia fazer exercício de estômago vazio
O corpo queima mais gordura se for ao ginásio de manhã, antes de tomar o pequeno-almoço, segundo um estudo publicado numa revista de nutrição. A água, contudo, não é dispensável.
- Sem dor não há vitória
Um pouco de dor é aceitável, mas se sentir uma dor muito aguda em alguma parte do corpo deve parar o exercício e consultar o médico para evitar complicações mais sérias.
- Deve sempre fazer alongamentos antes do treino
Fazer alongamentos solta os tendões e enfraquece e desestabiliza os músculos, de acordo com um estudo recente, pelo que alongar antes do treino pode comprometer o exercício.
- Levantar pesos pesados aumenta o volume corporal
O levantamento de pesos pesados também pode faze-lo emagrecer. Levantar menos vezes um alter mais pesado pode queimar duas vezes mais calorias do que levantar um alter mais leve durante mais tempo.
- Máquinas superam o exercício feito em casa
Algumas máquinas de exercícios são feitas para treinar músculos específicos, queimando menos calorias do que num exercício de estilo livre.
- Não deve fazer exercício todos os dias
O descanso deve fazer parte do treino e não substituí-lo por completo.
- Não faça exercício se estiver doente
Desde que não tenha febre, um nariz entupido ou uma dor de garganta não são desculpa para saltar o ginásio. Em caso de dúvida consulte o seu médico.
- Suar é sinal de que não está em forma
Pessoas em forma produzem mais suor e mais depressa. Cada treino torna-o numa pessoa cada vez mais eficiente a suar.
- Correr é melhor do que andar
Considerando que andar e correr exercitam os mesmos grupos de músculos, ainda que com intensidades diferentes, são treinos equiparados ao nível do gasto energético" (fonte: Visão)