Os dados do Bareme Rádio disponíveis na análise Ciclo de Vida dos Consumidores Portugueses mostram como os Independentes Jovens são o estádio no ciclo de vida que regista maior audiência de rádio no carro. De acordo como o Bareme Rádio 2011, a audiência acumulada de véspera, no carro, foi em Portugal de 33.7%, percentagem de residentes no Continente com 15 e mais anos que ouviu rádio na véspera quando se deslocava de automóvel. Segundo a classificação por Ciclo de Vida , de que a Marktest Consulting apresentou recentemente os dados mais actualizados, vemos que os consumidores que têm maior afinidade com este meio são os Independentes Jovens: 56.4% dos indivíduos neste estádio ouviu rádio no carro. Os Independentes Jovens são, genericamente, jovens não casados sem filhos, com idades entre os 15 aos 34 anos, maioritariamente do sexo masculino. São economicamente activos e desempenham ocupações de trabalhadores qualificados ou quadros médios e superiores. Residem sobretudo nas regiões Grande Lisboa e Interior Norte em lares que pertencem maioritariamente à classe média baixa ou média. Os Ninhos em Construção são o outro estádio com maior afinidade com a escuta de rádio no carro. Entre eles, a audiência acumulada de véspera quando viajam neste meio de transporte é de 54.5%. São seguidos pelos Casados com Crianças até aos 5 anos, que apresentam 54.4% de audiência deste meio quando viajam de no carro. O gráfico seguinte posiciona os vários estádios no ciclo de vida em função de duas variáveis: a audiência acumulada de véspera (no carro), no eixo horizontal, e a idade (percentagem de indivíduos com mais de 34 anos), na vertical. A dimensão do círculo corresponde ao peso de cada estádio no total da população

A tipologia criada pela Marktest Consulting foi realizada com base nas amostras dos estudos da Marktest, Bareme Imprensa, Bareme Rádio, Bareme Internet e TGI, relativas ao ano completo de 2011. Depois de várias análises da informação de base, foram criados 10 grupos de indivíduos, que constituem assim os 10 estádios do ciclo de vida do Consumidor português. Esta análise é disponibilizada num relatório, que apresenta para cada um destes estádios no ciclo de vida os indicadores mais relavantes de estilos de vida, hábitos de consumo e de audiência de meios (imprensa, rádio e internet). (fonte: Marktest.com, Julho de 2012)
Sem comentários:
Enviar um comentário