
RTP alerta para resultados falsos
Para conseguir chegar a um consenso, «as várias secções da associação têm estado reunidas para a analisar o relatório», como contou ao SOL uma fonte da CAEM. Por isso mesmo, os envolvidos passaram toda a semana a preparar a reacção ao documento da PwC sobre o sistema de audiomatching da GfK, empresa dirigida por António Salvador. Só ontem ao final da tarde, a RTP fez uma conferência de imprensa para reforçar a ideia de que o sistema não é fiável. Para o ilustrar, os responsáveis da estação pública frisaram «a não representatividade do painel, os erros na amostra e o enviesamento dos resultados deste sistema de medição de audiências de televisão em Portugal». Cautelosa, a TVI – que optou por usar os dados da Marktest ao fim de um mês de medição feita pela GfK – não avançou ainda que conclusões vai retirar da auditoria. «O relatório está a ser analisado. Logo que haja conclusões tomaremos a nossa posição», diz fonte oficial da TVI. «Está tudo em cima da mesa», limita-se a afirmar outra fonte ligada ao processo. É, no entanto, a RTP quem mais sairá prejudicada caso os números da GfK sejam considerados correctos e válidos. Uma vez que a RTP1 é o canal que mais telespectadores perde na comparação entre os resultados da GfK e os da Marktest, a estação do Estado pode mesmo sair desvalorizada num momento em que se prepara a privatização. O processo está, aliás, a avançar para cumprir o objectivo do Governo de definir os moldes da venda de um dos dois canais públicos, em sinal aberto, até ao final deste ano. Esta semana, foram conhecidos os nomes das sociedades de advogados que poderão ser escolhidas para acompanhar a alienação”.
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