quarta-feira, novembro 09, 2011

Expectativas em mínimo histórico

Os resultados do Barómetro Político da Marktest mostram que em Outubro o índice de expectativa registou o valor mais baixo de sempre, confirmando assim o pessimismo dos portugueses face à evolução da situação económica pessoal e do país. Os dados do Barómetro Político da Marktest mostram que o índice de expectativa apresentou em Outubro o valor mais baixo de sempre - 13.7%. É ainda de salientar que o segundo valor mais baixo havia ocorrido em Outubro de 2010 (quando o índice de expectativa não foi além de 14.5%). Este valor significa que a população residente no Continente com 18 e mais anos se mantém em pessimismo acentuado relativamente à evolução da situação económica pessoal e do país e que esse sentimento tem vindo a acentuar-se desde Junho.

Este mês, homens e mulheres registaram um índice de expectativa semelhante. Na população feminina o índice foi de 13.8% e na masculina, 13.5% Observando os dados por estrutura etária, verifica-se que os mais jovens (dos 18 aos 34 anos) são os menos pessimistas (16.16%). Já a população entre os 35 e os 54 anos foi a mais pessimista com um índice que não foi além de 11.9%. Os mais idosos registaram um índice de expectativa de 13.2%. Por região Marktest, observa-se que o Grande Porto e o Sul foram as regiões mais pessimistas com um índice de 9.8%. Seguiu-se o Litoral Centro com 11.2%. As regiões do Interior Norte e Litoral Norte também registaram índices de expectativa aproximados (15.1% e 15.3%, respectivamente). A Grande Lisboa foi em Outubro a região menos pessimista; ainda assim, o seu índice não foi além de 17.1%.

O Índice de Expectativa é um indicador recolhido regularmente pela Marktest desde Março de 1990, junto de indivíduos com 18 e mais anos, residentes em Portugal Continental. Para a aferição do índice utilizamos uma base de cerca de 800 entrevistas. Aos inquiridos são colocadas 2 questões: - Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior? - E em relação à situação económica do país, pensa que daqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior? (fonte: Marktest.com, Novembro de 2011)

Sem comentários: