terça-feira, novembro 30, 2010

Alberto João Jardim denuncia a "sistemática campanha de hostilidade contra a Madeira"

"Nas aldrabices com que desde há muitos anos os Portugueses vêm sendo enganados, figura a sistemática campanha de hostilidade contra a Madeira.
Campanha que não conseguiu atingir a maioria dos Portugueses, e veja-se a solidariedade que sentimos quando dos aluviões e de outras desgraças este ano, solidariedade pela qual estamos muito reconhecidos e jamais esquecemos.
Campanhas contra a Madeira, que até envolvem meios e pessoas permanentemente pagos para isso, mas desmontadas pela própria visita ao arquipélago de tantos e tantos Portugueses do Continente.
Apenas os que ainda podem ser enganados, são aqueles que infelizmente não têm posses para aqui se deslocar, e que não sendo leitores assíduos de imprensa escrita, não estão vulneráveis pelas campanhas desta, mas sim dos meios audio-visuais.
A razão dessas campanhas é meramente política.
Por um lado, institucionalmente, a Madeira assumiu sempre uma Oposição ao presente sistema político nacional, logo contra os poderosos interesses que o controlam e o impingem aos Portugueses.
Por outro lado, a Madeira deixou de ser a região mais atrasada do País, que o era antes da Autonomia Política, e alcançou uma média europeia.
Para isso, o Povo Madeirense trabalhou muito, não embarcou em demagogias e fantasias políticas, não se deslumbrou com o alcance irresponsável de facilidades imediatas, aproveitou todos os recursos regionais, nacionais e sobretudo europeus, que estavam ao alcance poder aproveitar.
As Senhoras e os Senhores já pensaram no que teria continuado a ser o atraso da Madeira, se fôssemos nas conversas políticas de Lisboa e dos Partidos, durante todos estes anos?
Já repararam na diferença estrutural e sócio-cultural em que a Madeira ainda estaria, se por cá tivéssemos embarcado nas asneiras políticas que nos queriam impor?
Ora, porque a Madeira se desenvolveu e, ao mesmo tempo, desenvolveu-se sendo oposição ao sistema político que ainda vigora em Portugal, é óbvio que a Madeira constitui um mau exemplo para os interesses dos situacionistas que controlam o País.
Daí todas as mentiras que engendraram contra o Povo Madeirense, desde o despesismo, ao défice democrático, com a aldrabice de o nosso desenvolvimento ser à custa dos Portugueses do Continente e não da União Europeia.
Vejam o ponto a que se chegou! Ser do «contra» em Portugal, um «contra» que vai para além dos Partidos e é contra o próprio sistema constitucional, é um verdadeiro perigo neste País de «pensamento único» em termos de regime.
Levamos em cima com as campanhas, mentiras e deturpações a que os Portugueses assistem.
Não se preocupem comigo.
Durmo bem, graças a Deus"
(crónica de Alberto João Jardim na rubrica, Palavras Assinadas, ontem, na TVI24, cuja gravação pode ser vista aqui)

Sem comentários: