segunda-feira, junho 11, 2007

Exageros

Segundo a imprensa, um porta-voz do casal McCann, Clarence Michell, disse que a família de Madeleine, a menina desaparecida há cinco semanas no Algarve, ficou magoada por não terem deixado colocar cartazes da criança no Aeroporto de Lisboa. "O Aeroporto em Lisboa não deixou colocar cartazes de Madeleine", declarou Clarence Mitchell, referindo que em casos como este, o desaparecimento de uma criança, talvez fosse desnecessária a burocracia de ter de fazer um pedido oficial para permitir autorizar a colocação de cartazes. "Os cartazes chegaram a estar afixados no local das chegadas e partidas do aeroporto, eu vi-os; mas depois foram retirados, porque é necessário fazer um pedido de autorização à direcção", contou uma trabalhadora há 22 anos do aeroporto, que preferiu manter anonimato. Sobre isto dois comentários:
1 – Os McCann são os únicos responsáveis pelo desaparecimento da filha. Abandonaram três menores num apartamento enquanto foram jantar. O que falta é a coragem de apontar o dedo aos McCann.
2 – Se tivesse sido um casal português a fazer exactamente o mesmo, ou estava preso, ou estava acusado, ou estava já julgado e condenado pela opinião pública e pelos meios de comunicação social;
3 – se fosse um casal português e uma miúda portuguesa, o assunto já tinha “morrido”;
4 – Cartazes? E os portugueses que continuam desaparecidos? Não terão eles os mesmos direitos que a rapariga inglesa?
5 – E os aeroportos em Londres, será que alguma vez exibiram os cartazes das milhares de crianças desaparecidas todos os anos na Inglaterra?
6 – Confesso que começa a fartar estas tentativas inglesas de nos darem ordens. Há dias até com os almoços dos agentes da Judiciária pegaram.
7 – Finalmente, embora sejamos um país que a exemplo de muitos outros, é infestado por pedófilos e por máfias que raptam e vendem crianças e adolescentes para esquemas vergonhosos de pedofilia, a verdade é que, no meio das informações quase nulas que existem sobre este caso, as únicas certezas é que são estrangeiros metidos nestes tristes acontecimentos. Mas isso não nos obriga a termos que aceitar encenações por muito legítimo que seja aos pais se esforçarem.
8 – Já agora, se é verdade que uma turista norueguesa afirmou há três semanas ter visto a jovem inglesa numa bomba de gasolina em Marraquexe, porque demorou tanto o casal McCann a ir a Marrocos? Andaram a vaguear pela Europa e só três semanas depois (ou mais) é que resolveram ir a Marrocos. Esquisito, não acham?!

Sem comentários: