sexta-feira, novembro 28, 2008

Bloco de Esquerda contra PS: quem vai ganhar esta guerra?

***
Sá Fernandes acusa Bloco de Esquerda de pôr os interesses do partido acima dos da cidade –Segundo o Publico, o vereador da Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes reagiu à retirada de confiança pelo Bloco de Esquerda lamentado que este “tenha posto os interesses do partido acima dos dos cidadãos de Lisboa”. Em declarações à TSF, Sá Fernandes, que foi eleito vereador em Lisboa como independente nas listas do Bloco, disse que “trata-se de uma estratégia partidária que não está a pensar em Lisboa”. “Respeito isso, tenho é de continuar a trabalhar”, rematou. “O grau de incomunicabilidade chegou ao absoluto. Isso significava a antecâmara desta ruptura”, afirmou por seu lado o líder da Comissão Concelhia do BE de Lisboa, o deputado Luís Fazenda. O dirigente bloquista acusou ainda o vereador de comunicar “como factos consumados” as suas decisões e de ter uma “relação prévia, alinhada com o presidente de Câmara, de onde excluiu o Bloco de Esquerda”.A Assembleia Concelhia dos bloquistas da capital aprovou, por larga maioria, com seis votos contra e uma abstenção, uma resolução em que é proposto que seja “terminado” o “entendimento” com Sá Fernandes. Na reunião, num hotel de Lisboa, participaram cerca de cem militantes.
***
PS acusa BE de fazer purga e de perseguir Sá Fernandes por delito de opinião - O porta-voz do PS, Vitalino Canas, acusou o Bloco de Esquerda de ter práticas antidemocráticas, de intolerância e de fazer purgas internas ao cortar com o seu vereador independente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes. A Assembleia Concelhia dos bloquistas da capital aprovou ontem à noite, por larga maioria, com seis votos contra e uma abstenção, uma resolução em que é proposto que seja “terminado” o “entendimento” com Sá Fernandes, independente eleito nas listas do BE nas autárquicas. “O grau de incomunicabilidade chegou ao absoluto. Isso significava a antecâmara desta ruptura”, afirmou o líder da Comissão Concelhia do BE-Lisboa, o deputado Luís Fazenda. Em declarações à Lusa, o porta-voz do PS considerou a atitude do Bloco de Esquerda reveladora de “intolerância, própria de forças políticas com pensamento único”.
***
Louçã muito desiludido com José Sá Fernandes - "Desde que José Sá Fernandes se foi aproximando do PS, passou a ter atitudes muito diferentes e isso cria muita desilusão". A frase é de Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda. E se dúvidas existiam, a palavra "desilusão" é a prova da ruptura entre partido e vereador. O descontentamento levou a que fosse marcada uma reunião para hoje. O objectivo, diz Pedro Soares, "é fazer o balanço do mandato do vereador desde as eleições intercalares". O coordenador da concelhia bloquista não quis adiantar mais nada sobre a reunião mas admitiu que "tem havido um progressivo afastamento político entre o programa eleitoral e o vereador". Ainda que não digam claramente se o "Zé" continua a "fazer falta" ao Bloco, Louçã e Soares falam de uma "mudança de atitude" de Sá Fernandes. Ao DN, o vereador disse não estar "preocupado com a reunião, porque o mandato tem sido muito bom". Sá Fernandes nega também as acusações de mudança de atitude ao garantir: "Sou exactamente o mesmo".
***
Bloco de Esquerda retira apoio político a José Sá Fernandes - O desentendimento arrastava-se há vários meses e a ruptura aconteceu esta quarta-feira. O Bloco acusa o vereador de incumprimento dos compromissos eleitorais que assumiu durante a campanha para a Câmara Municipal de Lisboa (veja aqui o video da RTP)
***
BE retira confiança política a Sá Fernandes
***
Sou um social-democrata como Olof Palme
Hoje, foi uma entrevista ao Publico, à jornalista Ana Henriques: "Faltam as palavras ao vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, quando se lhe pergunta em que matérias tem sido crítico de António Costa. O antigo enfant terrible da Câmara de Lisboa não o admite, mas já não se sente à vontade no papel que o tornou conhecido por todo o país" (entrevista aqui)

Sem comentários: