quarta-feira, janeiro 10, 2024

A pitoresca cidade europeia que ficou arruinada pelo excesso de turismo


Se há uns anos poucos a conheciam, hoje em dia já não se pode dizer o mesmo. Dubrovnik, a pitoresca cidade croata que serviu de cenário para a série “A Guerra dos Tronos” está na bucket list de milhões de pessoas — mas os turistas estão a arruiná-la. É, atualmente, um dos destinos mais procurados da Europa e o número de visitantes ultrapassa em muito a população residente. Já resistiu a terramotos e às bombas lançadas na guerra pela independência da Croácia, no início dos anos 1990. Agora, contudo, precisa de lidar com um volume insustentável de turistas que chegam ao destino, principalmente na época alta, de junho a setembro. Todos querem conhecer a morada de uma das séries mais famosas de sempre.

Só em 2022, por exemplo, mais de um milhão de visitantes chegaram à cidade, que conta com uma população de cerca de 28.400 habitantes, segundo relatos do “The Dubrovnik Times”. Outro dos anos mais caóticos foi o de 2019, quando receberam 1,5 milhão de turistas — o equivalente a 36 visitantes por residente. Nesse período, ultrapassou locais de renome como Veneza e Barcelona, e ganhou o estatuto de destino mais turístico da Europa. Um dos motivos para este aumento significativo foi sobretudo o maior número de navios de cruzeiro, que todos os dias chegam com milhares de passageiros. Os efeitos deste turismo excessivo são evidentes. Os engarrafamentos obstruem as ruas, os autocarros turísticos estacionam fora das muralhas da Cidade Velha, as infraestruturas estão a ficar desgastadas devido ao número elevado de visitantes e os habitantes locais são excluídos das suas próprias comunidades.

Este aumento já se faz sentir desde 2017, ano em que a UNESCO recomendou restringir o número de visitantes da cidade histórica a 8.000 por dia, mas nem isso foi suficiente. Agora, o presidente da Câmara de Dubrovnik, Mato Franković , tem anunciado várias propostas para combater os impactos negativos do excesso de turismo. 

Uma delas visa reduzir a perturbação sonora: desde novembro de 2023, foi introduzido um sistema de bagagens na entrada do centro histórico, permitindo aos visitantes que as suas malas sejam entregues nos alojamentos em silenciosos veículos elétricos. As autoridades também começaram a impor um limite de nível de ruído nas ruas da Cidade Velha. Durante a noite, músicos de rua, bares e restaurantes estão proibidos de gerar ruído superior a 55 decibéis. 

Dubrovnik já era bastante procurada pelos turistas, mas começou a ser invadida por verdadeiras turbas de gente a partir do momento em que se tornou no cenário de King’s Landing em “A Guerra dos Tronos”. A cidade amuralhada e outros monumentos, como o Forte de São Lourenço, foram escolhidos para dar vida a Porto Real, a capital dos Sete Reinos. 

Uma das cenas mais marcantes da série foi a caminhada da vergonha de Cersei. A escadaria dos jesuítas da Igreja de Santo Inácio foi o emblemático lugar escolhido para as gravações. Aqui, Cersei descia os degraus um a um, nua, enquanto a população a insultava e atirava lixo. Hoje em dia, é bastante comum ver grupos de turistas a imitar a cena na mítica escadaria de pedra.

Desde o início de 2023 que viajar e fazer férias neste país dos Balcãs também ficou mais fácil e descomplicado. Isto porque a Croácia se tornou no 27.º país a fazer parte do espaço Schengen, isto é, o espaço sem fronteiras que permite a livre passagem de bens e pessoas Mais: a entrada em 2023 marcou também a chegada do Euro, que se tornou assim a nova moeda oficial, e que afastou da circulação a Kuna (NIT, texto da jornalista Sara Lopes)

Sem comentários: