quinta-feira, julho 16, 2020

Acabou a festa em Magaluf: Excessos levam Governo das Baleares a encerrar pontos críticos de turismo


O governo das Baleares decretou o encerramento imediato dos pontos críticos do turismo em Maiorca após a falta de controlo dos turistas nos últimos dias, avança o ‘ElConfidencial’. A decisão do Governo incidiu sobre Magaluf e Playa de Palma, os dois pontos quentes do verão em Maiorca, e visou acabar com as multidões de jovens turistas que chegaram à ilha nos últimos vôos internacionais e que usufruem da oferta turística sem respeitar as normas de segurança sanitária, nomeadamente sem usarem máscara. Desde o a tarde de onte, quarta-feira, estão encerradas três ruas específicas: Punta Ballena em Magaluf e Miquel Pellisa (Calle de la Cerveza) e Pare Bartomeu Salvà (Calle del Jamón) em Playa de Palma. A intervenção do governo já levantou uma ‘onda’ de indignação entre os jovens turistas (na sua maioria britânicos) que se queixam de ter pago para usufruir de Magaluf e de todas suas diversões e não esperavam que, sem aviso, tudo fosse encerrado.

Desde o final de semana passada, que circulam muitos vídeos de jovens britânicos bêbados em ambiente de grande animação durante a noite, como se de um verão ‘normal’ em Maiorca se tratasse. Estes comportamentos excessivos também aconteciam durante o dia, particularmente nas piscinas dos hotéis. E em qualquer um dos vídeos é possível constatar que nenhum dos jovens usa máscara. Mas a grande maioria dos funcionários também não.
A polícia local em Calvià e em Palma abriu uma série de processos nos últimos dias devido por incumprimento do distanciamento social e falta de máscaras. Com o número de vôos para Maiorca a aumentar, bem como o número de turistas nas áreas de El Arenal e Magaluf, a situação tornou-se incontrolável, apesar das sanções . Para evitar uma tragédia da saúde, o governo das Baleares decretou ao meio-dia de quarta-feira o encerramento total das zonas mais concorridas e em apenas algumas horas, a polícia já estava a selar as instalações. “Não merecemos estes turistas, não os queremos, eles que não venham”, afirmou o ministro do Turismo das Ilhas Baleares (Executive Digest, texto da jornalista Sónia Bexiga)

Sem comentários: