O Presidente da Venezuela assinou hoje uma
“aliança estratégica” entre a estatal Bolivariana de Portos (Bolipuertos) e a
portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construção, para transformar La Guaira
no primeiro porto marítimo da América do Sul e Caraíbas. “Os serviços portuários são indispensáveis
para que o nos propomos fazer na economia, tanto no comércio externo, como no
interno (...). O Porto de La Guaira tem que ser o porto com melhores serviços e
de mais avançada tecnologia da América, tem que ser o primeiro porto das
Caraíbas (...) e estamos em condições de que seja assim, com os nossos sócios
de Portugal”, disse Nicolás Maduro.
O acordo foi assinado em Caracas, num ato
transmitido pela televisão estatal venezuelana, durante o qual o Presidente
Nicolás Maduro fez alusão à crise económica venezuelana, vincando que o seu
Governo passou “dois anos de tremenda tempestade” e demonstrou que tem força
para continuar navegando.
“Chegámos ao ano de 2017, que será marcado
pelo signo da recuperação, crescimento e desenvolvimento, expansão de toda a
força produtiva. Os serviços portuários fazem parte dos serviços indispensáveis
que estamos dispostos a fazer”, declarou.
Nicolás Maduro explicou que os acordos de
cooperação com a Teixeira Duarte procuram ampliar o comércio marítimo, depois
de a Venezuela ter dependido totalmente, durante cem anos, dos rendimentos
petrolíferos.
Por outro lado, Pedro Teixeira, presidente da
Teixeira Duarte, explicou que os trabalhos que vão ser desenvolvidos localmente
fazem parte de projetos iniciados pelo falecido líder Hugo Chávez (que presidiu
o país entre 1999 e 2013), a quem “agradeceu a iniciativa”.
Segundo o ministro venezuelano de Transporte,
Ricardo Molina, a Teixeira Duarte investiu 40 milhões de dólares no projeto de
melhoramento e ampliação do Porto de La Guaira.
“Depois de três anos de trabalho conjunto,
têm-se uma extraordinária obra para o serviço do povo. O trabalho feito aumenta
extraordinariamente a capacidade de carga. Só podíamos receber barcos até 250
metros, mas vamos poder receber até 335 metros de comprimento, com uma
capacidade de carga de 4.000 a 8.000 contentores por barco”, explicou. A Venezuela prevê que grandes embarcações
façam o descarregamento de produtos no porto marítimo de La Guaira e que os
países da região procedam à distribuição, com barcos mais pequenos, o que
permitirá poupar combustível, tempo, custo de tripulação e mobilizar 600.000
contentores por ano. Por outro lado, Máduro anunciou que o novo
terminal marítimo deve iniciar operações a 14 de abril de 2017.
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