segunda-feira, fevereiro 13, 2017

O Estado ganha milhões com a desgraça da banca e os portugueses pagam os 12 mil milhões emprestados pela troika para o sector

Há dias ouvi um gestor bancário qualquer tentar na televisão a tentar branquear a realidade. Segundo ele o BCP acabara de devolver ao estado os restantes 750 milhões de euros do financiamento (?) recebido do Estado no valor de 3 mil milhões de euros. Demorou mas sempre pagaram. Mas não se esqueceu - e neste caso bem - de dizer que o BCP para além de ter devolvido ao Estado os 3 mil milhões de euros recebidos a titulo de auxilio ao sector, pagou ainda mais 1000 milhões de euros em comissões e juros! É bom que as pessoas saibam isso.
Lembro que dos 78 mil milhões de euros que a troika nos emprestou a prazo - que passarão a 100 mil milhões com taxas, comissões e juros, ou mais - 12 mil milhões vieram exclusivamente consignados a auxílios ao sector bancário - ou seja eles, a troika, já sabiam que havia merda da grossa na banca, mas andaram a enganar as pessoas com voltinhas ao bilhar grande. Mas para para pagar esse empréstimo da troika pagamos todos.  Incluindo os 12 mil milhões de euros destinados aos bancos e que o governo anterior dos agora rassabiados usou para ganhar dinheiro graças a depósitos efectuados em vários bancos comerciais e no BdP. A ideia - que alguns banqueiros andam a tentar vender nos últimos meses - que os portugueses não pagaram um cêntimo com o financiamento bancário, cai por terra, logo no inicio de todo o processo, Não são os cortes de salários, das pensões, das reformas, dos subsídios de desemprego, dos complementos para os idosos, dos cortes no investimento público, na redução drástica de pessoal com a degradação dos serviços prestados, dos financiamentos da saúde, da educação, etc, etc que estão a pagar esses 78 mil milhões de euros que no final serão 100 mil milhões de euros ou mais? Deixem-se de palermices. O problema é que mesmo no sector há ligações muito estranhas com a alta finança que ajudam a branquear esta realidade. E tudo porquê? Porque a banca é dos poucos sectores a atenuar a gritante falta de publicidade que não poupa ninguém e lançou o sector dos média numa crise terrível que ainda não foi resolvida, nem de perto. Apenas ocultada. Só isso (LFM)

Sem comentários: